Coronavírus

Caixa abrirá 30 milhões de poupanças para quem receber auxílio de R$ 600 

Reprodução
Boa parte do público não tem conta em banco   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 07/04/2020, às 16h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Caixa Econômica Federal deverá abrir mais de 30 milhões de poupanças para quem receberá o auxílio emergencial de R$ 600 e ainda não tem conta em banco. O objetivo da medida é fazer o benefício chegar a quem não está no sistema financeiro, sem que todos precisem ir às agências para sacar o dinheiro.

O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Segundo ele, a medida, além de viabilizar os pagamentos do auxílio durante a crise do coronavírus, ajudará a diminuir o número de desbancarizados no país, que não têm acesso a crédito, por exemplo.

A criação da poupança social digital, segundo o Globo.com, é uma exigência da lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada. O texto obriga que o governo ofereça ao menos uma transferência eletrônica por mês para a operacionalização do pagamento. Também está previsto que não haverá cobrança de tarifas.

A abertura das contas digitais também será estratégica para os negócios da Caixa. Como as poupanças continuarão a funcionar depois da pandemia, a instituição vai conseguir ter acesso a um novo público, que poderá a ter acesso a outros produtos no futuro, como microcrédito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp