Coronavírus

Mandetta: "Nós já liberamos cloroquina e hidroxicloroquina"

Reprodução/TV
Brasil terá pico dos casos de Covid-19 em abril e maio  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 07/04/2020, às 17h58   Henrique Brinco



O ministro Luiz Henrique Mandetta declarou, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (7), que o Ministério da Saúde liberou o uso de cloroquina e hidroxicloroquina para pacientes críticos e moderados. A pasta aguarda o resultado de análises para uso profilático.

“Nós já liberamos cloroquina e hidroxicloroquina tanto para os pacientes críticos, como para todos os internos em hospitais, os moderados, já tem protocolo. E estamos analisando agora na forma anterior, o uso quase profilático. Nisso ainda existe um pouco de dúvida”, declarou.

A parcela que chegar aos hospitais, segundo ele, poderá fazer uso do medicamento, desde que sob prescrição do médica. "A farmácia está lá, vai dispensar para ele. O que a gente fala é que o remédio não é inócuo […] O médico deve alertar o doente. Talvez até apresentar um termo de consentimento. Isso não é dificuldade para nenhum médico brasileiro".

Um relatório técnico assinado pelo ministro da Saúde e especialistas em saúde afirma que o Brasil terá pico dos casos de Covid-19 em abril e maio e que o país continuará enfrentando a pandemia até meados de setembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp