Coronavírus

Reunião entre empresários e trabalhadores do ramo hoteleiro termina sem acordo coletivo

Divulgação
Medida busca minimizar os impactos do coronavírus na manutenção de postos de emprego do setor, evitando que contratos de trabalho sejam rescindidos   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/04/2020, às 13h34   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH) recomendou aos hotéis e entidades associadas que associados que não assinem a Convenção Coletiva de Trabalho CCT 2020/2021, com medidas para amenizar a crise que o setor atravessa em virtude do Covid-19.

O acordo busca minimizar os impactos da pandemia na manutenção de postos de emprego do setor, evitando que contratos de trabalho sejam rescindidos no atual contexto.

A organização encaminhou aos seus associados um documento informando sobre a realização de uma convenção coletiva do trabalho que chegou ao final sem um acordo entre trabalhadores e empresários na última sexta-feira (10).

No documento assinado pelo presidente da instituição, Luciano do Nascimento Lopes, diz que após "várias tentativas" de firmar um termo de acordo coletivo com medidas referentes à pandemia, o grupo não chegou a um consenso. 

"Debatemos as cláusulas e até flexibilizamos para avançarmos no termo das medidas provisórias, porém hoje a reunião chegou ao fim, sem CCT e sem acordo para as medidas para a situação de calamidade que estamos vivendo, ou seja estamos sem CCT desde janeiro/2020, data que vence a última assinada", informa.

Também segundo o documento, a comissão que representa o sindicato patronal (hotéis e restaurantes) foi unânime em não celebrar a nova CCT. A entidade também se compromete a enviar uma nota técnica aos seus associados, esclarecendo item por item, sobre como os associados deveram seguir de agora em diante.

"Não poderemos ter aceitado qualquer tipo de coação no momento crítico e delicado que vivemos. A ABIH-BA continuará sempre atuando para manter o principal objetivo da associação: o constate suporte às empresas associadas e a união da classe hoteleira", conclui.

A reportagem do BNews procurou a presidência da instituição para entender os motivos do insucesso da empreitada. Por telefone, Nascimento afirmou que os motivos “são bastantes técnicos”, e serão esmiuçados na nota técnica referenciada no ofício desta sexta. A nota também deve ser disponibilizado à imprensa na próxima segunda-feira (13). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp