Coronavírus

Órgãos de saúde se mobilizam para orientar categoria na pandemia; profissionais infectados chegam a 10% do total na Bahia

Tânia Rego/ Agência Brasil
O BNews fez um levantamento das ações do Sindimed, Cremeb e Coren   |   Bnews - Divulgação Tânia Rego/ Agência Brasil

Publicado em 14/04/2020, às 15h26   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Desde quando foi registrado o primeiro caso de coronavírus na Bahia, no dia 6 de março, órgãos que representam os profissionais de saúde se mobilizaram para orientar e dar suporte à categoria que está na linha de frente no combate à pandemia. O estado contabilizou 723 casos confirmados até as 17h dessa segunda-feira (13) - desse total, 10% são de profissionais da saúde, o que corresponde a 73 ocorrências. 

Na última semana, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) havia especificado que 17 médicos estavam infectados, no entanto, não tinha o número dos demais profissionais da categoria. Essa semana, a assessoria de comunicação do órgão informou que não há mais essa ramificação dentre os casos confirmados. 

Nesse cenário, a reportagem fez um levantamento das orientações disponibilizadas para fácil acesso à comunidade de saúde, especialmente nos sites do Sindicato de Médicos da Bahia (Sindmed), Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) e Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA). 

Na página do Cremeb, houve orientações genéricas sobre como lidar com o novo vírus nas unidades de saúde a partir do dia 12 de março, seis dias depois do primeiro caso confirmado no estado. Logo após, um documento mais elaborado por classificações de espaços e procedimentos foi publicado com diversas recomendações.

O Conselheiro do Cremeb e integrante do Comitê de Crise para o enfrentamento ao Coronavírus, Otavio Marambaia, afirmou que a maior preocupação é a ausência dos EPI’s [Equipamentos de Proteção Individual].  

“Estamos recebendo as denúncias e indo aos hospitais públicos e privados para notificar o responsável pelo equipamento, não pretendemos fechar, pois nesse momento precisamos de leitos, mas nos preocupa a ausência de EPI’s já que eles são a principal forma de proteção e evita o contágio do vírus”, lamentou. 

Otávio informou que o órgão já notificou pelo menos oito unidades de saúde. “Eles sempre dizem que já pediram ou aguardam chegar os EPI’s”. 

Quem quiser buscar os serviços do Conselho, é possível realizar por agendamento através do e-mail [email protected], já que o horário de funcionamento na sede foi reduzido das 9h às 15h, na Rua Guadalajara, no bairro da Barra. 

Já no site do Sindmed, há cartilhas com orientações e um rol de denúncias que possam interferir na rotina dos profissionais de saúde, como condições de trabalho com a oferta de equipamentos essenciais como máscaras, luvas, álcool gel e camas para descanso dos médicos de emergência.  Sobre isso, recentemente chegou denúncias ao órgão sobre demissões como represálias

A Sesab não detalha quantos enfermeiros estão infectados na Bahia pela Sesab, mas o Coren disse à reportagem que o número parcial fica em nove ocorrências, conforme denúncias que chegam no órgão. Em nota, o Coren disse que o campo de enfermagem corresponde a aproximadamente 60% da força de trabalho em saúde.

“Desde o início das ações de isolamento no estado, o Coren-BA vem chamando a atenção das autoridades sobre a falta de EPIs e tem mantido as ações estratégicas do Departamento de Fiscalização (DEFIS) para averiguar as condições das (os) trabalhadoras (es) no combate e controle da propagação do coronavirus nas instituições de saúde. Entre os dias 19/03 e 07/04, a Fiscalização realizou mais de 2.700 ações, dentre elas, a apuração de 101 denúncias sobre a sobrecarga de trabalho e deficiência de EPI’s”, diz trecho da nota.  

Além da criação de um comitê de enfrentamento ao agravo, o Coren criou uma chat de atendimento para profissionais da categoria. O “Enfermagem Solidária” já atendeu quase mil pessoas que estão atuando na linha de frente contra a Covid-19. O bate-papo virtual serve de suporte ao profissional que precisa de apoio emocional. O chat está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, nos sites www.cofen.gov.br e www.juntoscontracoronavirus.com.br.

Política 

Ainda na seara do suporte aos profissionais de saúde, deve ser votado nesta semana na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em caráter emergencial, a concessão de pensão integral e vitalícia para os dependentes dos servidores da Saúde e de outros serviços essenciais que venham a morrer por contaminação com o Covid-19, em decorrência do exercício das suas funções. A sugestão é de autoria do deputado estadual Alex de Piatã (PSD), que será encaminhada ao governador. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp