Coronavírus

Rui Costa sanciona lei que garante vale alimentação a estudantes da rede pública estadual

Arquivo BNews
Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira (14)  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 15/04/2020, às 06h25   Yasmin Garrido



O governador Rui Costa (PT) sancionou a lei que garante o Vale Alimentação a estudantes da rede pública estadual durante a vigência das medidas restritivas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A publicação foi feita no Diário Oficial desta quarta-feira (15), após aprovação do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia.

De acordo com a norma, que já está em vigor, o auxílio vai ser pago com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), por meio da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, a partir de cadastro efetuado pelos estudantes ou responsáveis.

Segundo o governo, serão beneficiadas cerca de 800 mil estudantes da rede estadual com famílias cadastradas no programa Bolsa Família e o  custo estimado para os cofres públicos é de R$ 44 milhões.

Obrigatoriedade
No entanto, a determinação para a concessão de auxílio aos estudantes da rede estadual aconteceu após decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). No início do mês, após recurso do governo, o presidente da Corte, desembargador Lourival Trindade, decretou que o Estado da Bahia teria até o dia 10 de abril para conceder o benefício da forma que fosse mais conveniente ao poder público.

No imbróglio judicial, o pedido liminar, feito pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), foi rebatido pelo Estado sob o argumento de que, o fornecimento de alimentação aos estudantes poderia levar a uma crise tanto na saúde quanto à economia pública. E, após a decisão, o Estado escolheu fazer o pagamento em dinheiro do auxílio emergencial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp