Coronavírus

Médicos atenderão pessoas em situação de rua em Salvador

Vagner Souza/Bnews
Projeto da prefeitura faz parte das ações de combate à Covid-19  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Bnews

Publicado em 16/04/2020, às 11h01   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador levará para as ruas equipes médicas que ficarão responsáveis por dar assistência às pessoas em situação de rua. A príncípio, serão atendidas aquelas que vivem nos distritos sanitários do Centro Histórico, Itapagipe e Brotas. Estima-se que na capital baiana 18 mil pessoas vivem nessas condições. 

De acordo com secretário de Saúde, Leo Prates,  as equipes atenderão os pacientes em consultórios montados em veículos. Além de médicos, educadores fisícos, psicológos e agentes sociais estarão ajudando nos atendimentos.

Na próxima semana, novos profissionais reforçarão o atendimento no Centro Histórico e um outro grupo passará a atender moradores do bairro de Itapuã. O secretário adiantou também que, nas próximas duas semanas, testes rápidos para detecção do novo coronavírus serão feitos com essa parcela da população.

"Lembrando que essas pessoas têm, cada uma delas, situações clínicas diferentes. Antes de começar a situação do coronavírus, havia uma compreensão nossa de que é fundamental dar tratamentos às pessoas em situação de rua, que são dependentes químicos. Portanto, nada melhor do que entregar aos profissionais da saúde a condução de todo esse trabalho", comentou o prefeito ACM Neto, durante lançamento da ação na manhã desta quinta-feira (16). 

O prefeito destacou que, diariamente, a prefeitura está servindo cerca de 4 mil refeições, além de oferecer, até o momento, 555 leitos de acolhimento. Na sexta (17), uma unidade de abrigo será inaugurada no bairro de Roma, além de um novo restaurante popular que passará a funcionar nos próximos dias em Pau da Lima.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp