Coronavírus

Médico infectologista defende uso das máscaras para que rotina possa voltar à normalidade: “Uma luz no fim do túnel”

Reprodução/YouTube
Segundo o especialista, máscaras são indispensáveis para que as pessoas possam sair do isolamento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 19/04/2020, às 17h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O médico infectologista Antônio Bandeira divulgou um vídeo, neste domingo (19), falando sobre a importância do uso das máscaras no combate e prevenção ao coronavírus.

Segundo o médico, o uso da máscara será indispensável para que as pessoas possam sair do isolamento e voltar a exercer atividades econômicas.

“Há trinta dias vivemos o distanciamento social, o travamento da mobilidade urbana e a redução acentuada das atividades profissionais e econômicas. Isso foi fundamental para que pudéssemos preparar as unidades públicas e privadas de saúde para o enfrentamento da Covid-19 e também para impedirmos o pico acentuado que traria consequências bastantes sérias para o nosso país. Mas agora precisamos evoluir e a forma de fazer isso é o bloqueio respiratório da transmissão. O vírus se transmite eficazmente através das gotículas infectantes e as máscaras são a proteção contra a transmissão”, disse o médico.

“Sabemos que as pessoas que não têm sintomas podem estar contaminadas e estão transmitindo o vírus. Através do uso das máscaras, de forma contínua e initerruptamente, o indivíduo consegue se prevenir da contaminação e impede a contaminação de outras pessoas. Gastamos milhões de reais na produção de testes, equipamentos de UTI e precisamos fazer investimentos semelhantes nas máscaras. Com isso, vamos reduzir a transmissão do vírus, permitindo que as pessoas possam sair às ruas, possam ter contato social novamente e ter de volta suas atividades econômicas. Essa atitude representa a luz no fim desse túnel”, concluiu.

Esta semana, a Transalvador começará a realizar blitzes para fiscalizar o uso de máscaras na população. A princípio, a abordagem será apenas em caráter educativo.

Veja o vídeo: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp