Coronavírus

Funcionários do CS José Mariane denunciam más condições de trabalho; vereadora vai ao MP

Divulgação
"Gerência não tomou nenhuma providência", diz Aladilce; SMS afasta funcionária  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/04/2020, às 18h59   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), ouvidora-geral da Câmara de Salvador, enviou um ofício para a Secretaria Municipal de Saúde a respeito de más condições de trabalho de funcionários no Centro de Saúde Professor José Mariane, em Itapuã. Ela ainda denunciou o caso ao Ministério Público. De acordo com o documento, obtido pelo BNews, uma funcionária denunciou que uma de suas colegas foi testada positivo para Covid-19 e que os demais funcionários imediatamente questionaram a gerência sobre quais medidas seriam adotadas para proteger os demais colaboradores (se seriam afastados ou se seriam testados). No entanto, segundo a denunciante, eles foram informados de que ninguém seria afastado (nem mesmo os funcionários com mais de 60 anos) e que somente seriam testados os profissionais que apresentassem sintomas da doença. 

A funcionária afirma que já foram feitas denúncias dessa situação aos conselhos de Enfermagem e Nutrição. "Ontem recebi na ouvidoria da Câmara uma denúncia a respeito sobre o José Mariane. O mais grave de tudo é que uma funcionária foi afastada por Covid-19 e a gerência não tomou nenhuma providência", declarou Aladilce, para a reportagem. "Encaminhamos imediatamente um ofício ao secretário e ao Ministério Público. Não foi tomada nenhuma providência hoje e os funcionários suspenderam o atendimento".

 A denunciante relata que os funcionários do CS José Mariane já vinham atendendo sem condições de infra estrutura física e funcional adequadas, mesmo já tendo a unidade passado por várias reformas. Segundo afirma, "além de alagar e ter inúmeras goteiras quando chove, estamos atendendo sem a garantia de nossa segurança quanto ao fornecimento de EPI's. Anteriormente à pandemia só era fornecido máscaras para os profissionais que a gerência fazia uma relação para receber. Eu mesma já fiquei sem máscara e tenho 63 anos, hipertensa". 

"Precisamos que os governos tenham um tratamento especial com os trabalhadores de saúde, porque são eles que estão à frente da guerra. É necessário que todo mundo nessa unidade seja testado. É uma situação muito grave, não podemos brincar com a vida das pessoas. Os trabalhadores da saúde merecem mais do que palmas, merecem condições seguras de trabalho", completou a edil.

Procurada pelo BNews, a secretaria de Saúde declarou por meio de nota "que adotou de imediato o encaminhamento da servidora do Centro de Saúde José Mariane, em Itapuã, para o isolamento domiciliar quando a mesma apresentou os primeiros sintomas respiratórios, ou seja, antes mesmo da confirmação laboratorial do novo coronavírus". "Vale destacar que os profissionais que atuam no posto realizarão o teste rápido para diagnóstico do COVID-19 e os colaboradores identificados com sorologia positiva serão direcionados para quarentena. Informamos também que os equipamentos de proteção individual são disponibilizados para todos os trabalhadores da unidade de acordo com o preconizado pelos órgãos sanitários", ressalta a pasta.

Ainda de acordo com a nota, "a Prefeitura também tem empenhado esforços para manter o estoque de equipamentos de proteção individual disponíveis para todos os profissionais da rede". "Para isso, foi realizado um chamamento público para aquisição de 5 milhões de máscaras cirúrgicas descartáveis cujo a distribuição acontece gradativamente de acordo com o envio dos materiais por parte do fornecedor. Além disso, por iniciativa e aplicação de recursos próprios, a gestão municipal iniciou a testagem rápida de todos os profissionais que atuam na rede de urgência e emergência – unidades que estão na linha de frente do enfrentamento ao vírus. Além disso, a SMS realiza os testes rápidos nos servidores que atuam nas unidades básicas com casos confirmados laboratorialmente, como no caso do posto José Mariane, em Itapuã", finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp