Coronavírus

“Nossa frota está muito superior à demanda”, diz Fábio Mota sobre oferta de ônibus em meio à pandemia

Vagner Souza/BNews
“Nós temos na cidade uma demanda em torno de 30% e temos uma frota em média de 50%”, ressaltou o secretário   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 27/04/2020, às 13h00   Luiz Felipe Fernandez e Samuel Barbosa



Fábio Mota, secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), rebateu na manhã desta segunda-feira (27), as reclamações em torno do fluxo de passageiros nos ônibus do transporte público de Salvador. Segundo Mota, o número de veículos circulando é superior à demanda.

“Na verdade, a nossa frota está muito superior à demanda. Nós temos na cidade uma demanda em torno de 30% e temos uma frota em média de 50%.  Estamos vivendo uma pandemia , nós estamos com shoppings fechados, escolas municipais, estaduais e privadas fechadas, o comércio fechado, a demanda do transporte público caiu 70% então nós temos o reforço da operação assistida nos horários de pico e evidentemente que se você tem uma frota reduzida você tem um espaço de tempo maior, até porque não estamos vivendo um dia normal, uma semana norma, um mês normal em função da pandemia. Então enquanto durar a pandemia todos nós temos que nos adaptar a várias realidades, uma das quais é a questão de ficar em casa  e se não tiver jeito , até porque o transporte ficou mantido para as funções essenciais para o cidadão que vão pro hospital, para enfermeiro, pessoas da área de segurança, dentro dessa linha temos mantido a frota, muitas capitais inclusive já deixou de ter ônibus circulando”, disse.

O secretário ainda falou sobre as ações de fiscalização do uso de máscaras. “Começamos desde quinta-feira nas estações, nós começamos primeiro com uma ação educativa , distribuímos panfletos, máscaras nas estações até domingo, fizemos isso com mais de 10 mil máscaras, fizemos palestras, e a partir de hoje começou a fiscalização, hoje ainda vamos fazer blitz, vamos fiscalizar  o usos das máscaras tanto em carros como em ônibus. Isso é uma ação de vida, esperamos não ter que tirar cidadão de dentro dos ônibus por não estarem utilizando máscaras”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp