Coronavírus

Pároco da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia pede doações e afirma: “deveríamos acolher a pandemia como a grande escola”

Dinaldo Silva // Olho de Peixe // BNews
Basília recebe doações aos aos sábados, das 8h às 16h, e aos domingos, das 8h às 13h  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva // Olho de Peixe // BNews

Publicado em 03/05/2020, às 14h05   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia continua arrecadando mantimentos para instituições beneficentes que estão passando por dificuldades durante a pandemia do novo coronavírus. A campanha começou no final de semana passado e já arrecadou 5 toneladas de alimentos não perecíveis, material de limpeza e produtos de higiene pessoal. As doações podem ser feitas aos sábados, das 8h às 16h, e aos domingos, das 8h às 13h, em frente à Basílica, onde a imagem da Padroeira da Bahia está exposta ao público. 

A campanha de arrecadação faz parte do Projeto Social Igreja Mãe Amiga (IMA) e permanecerá todo final de semana enquanto a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira e Rainha da Bahia, estiver na porta. Em entrevista ao BNews, Marília Gabriela, juíza da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, falou sobre a importância da campanha: “temos o projeto social Igreja Mãe Amiga. E a partir disso nos questionamos o que poderíamos fazer para ajudar o próximo. Além disso, várias instituições começaram a nos procurar para pedir ajuda. Diante de tanto problema, buscamos outras instituições, nos juntamos e iniciamos esse projeto com Nossa Senhora na porta. Isso porque muita gente queria entrar na Basílica para fazer orações, então por não poder entrar para não haver aglomeração, deixamos ela na porta e as pessoas vêm e trazem alimentos. Ajudamos 11 instituições, além de 70 assistidos nossos e 25 funcionários que temos e são beneficiados”.

Marília Gabriela salientou que o momento de pandemia tem sido complicado, mas ainda assim precisamos ajudar o próximo: “para a gente também foi complicado, para pagar funcionários, para pagar contas, alguns casamentos foram cancelados ou remanejados. Então, a gente ajuda de um lado e as pessoas nos ajudam de outros. Semana passada arrecadamos 5 toneladas e já doamos. É importante essa atitude de solidariedade”. 

Questionado pelo BNews se as pessoas tendem a se tornar melhores após situações como essa causada pela pandemia do novo coronavírus, o padre Adilton Lopes Pinto, reitor e pároco da Basílica, ponderou que depende de cada pessoa, de cada sociedade: “não podemos acolher essa pandemia com a maldição, não. Deus permite, mas Deus dá limite ao mal. Tudo que ele permite tem algo a nos ensinar. Uma pessoa pode aproveitar a pandemia para se tornar mais amarga, mais egoísta, mais cruel, e outra pode se tornar melhor, crescer como pessoa, evitando ser desumano".

Também salientou que usar máscara e higienizar as mãos são gestos de caridade: "não estou só preservando minha vida, mas também a vida do outro. Isso evita que as pessoas fiquem doentes e encham as UTIs. Um sonho que uma pessoa sonha é somente um sonho, mas um sonho que todos sonham juntos se torna realidade. Queira Deus que a nossa sociedade, que as nações mais ricas possam ajudar os países mais pobres perdoando dívida, ajudando com vacina, com mantimentos. Juntos podemos descobrir que o nosso Deus não é o Deus do dinheiro, mas é o Deus da vida, o Deus do amor. Antes da economia existe o ser humano que merece ser protegido e amado. Por isso, sonhemos juntos e esse sonho vai se tornar realidade”. 

O padre também falou ao BNews sobre a importância da iniciativa das doações: “vivemos sempre esse olhar para os mais pobres e marginalizados, porque a palavra de Deus nos diz que fé sem obras é morta, e a caridade é criativa. Sempre, no dia-a-dia, a paróquia procura ajudar as pessoas mais pobres, desfavorecidas, os orfanatos, asilos. Mas agora, com a pandemia, além do desmoronamento econômico, as pessoas estão morrendo, estão mais frágeis. E tem a dificuldade de chegar as coisas básicas para as pessoas mais carentes. Todos nós estamos em um momento difícil, mas para milhões de pessoas é muito mais difícil. A pessoa que teme a Deus, que tem fé, não pode só pensar em si mesmo, tem que pensar no outro".

Segundo o pároco, a Basília sempre promove iniciativas de doações: "é bom ser bom, fazer o bem. Os mais doentes, mais pobres, são a presença de Jesus. Não devemos nos deixar contaminar pelo vírus, mas devemos nos deixar contaminar pelo amor. Essa ação é algo que sempre fizemos e vamos continuar a fazer. Por isso todo final de semana a imagem da padroeira da Bahia está na porta. A pessoa vem e pode doar alimentos, fralda geriátrica, vestimentas. A igreja, a irmandade, a Paróquia teve essa ideia e graças a Deus muitas pessoas estão colaborando”.

Com a pandemia do novo coronavírus e os decretos que proíbem aglomeração de pessoas, a Basílica teve que se reinventar e apostar nas missas online, através das redes sociais @conceicaodapraia. “Claro que no dia-a-dia a gente sempre usa as redes sociais para que aquilo que estamos celebrando nas igrejas, nas paróquias, nas capelas, na Basílica, todas as pessoas possam participar. Inclusive nas novenas de Nossa Senhora sempre usamos as redes. Mas agora, durante essa pandemia, tem as proibições feitas pelos governos estadual e municipal, que são importantes para preservar a nossa vida".

Dadas as dificuldades de realização de missas, sobretudo porque são permitidas poucas pessoas e todas cumprindo as determinações de uso de máscara e distanciamento, houve a ideia: "e aí veio a força do Espírito Santo e tivemos a ideia de usar as redes sociais para evangelizar. Diante de um tempo de mortes, de desemprego e de fome, devemos ser sinal de esperança e dizer que Jesus está vivo, que é nossa vida, nosso Deus. Nosso Deus é nosso aliado, aliado da humanidade, dos seres humanos. Diante desse momento tenebroso, queremos ser, através das redes sociais, pessoas que transmitem a luz. Essa luz não vem de nós, vem de cristo”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp