Coronavírus

Vilas-Boas se reunirá com prefeitos cujos municípios têm mais de cinco casos de Covid-19

Arquivo BNews
Secretário afirma que cidades com taxa de contaminação superior a média do Estado - 6,6% - preocupam o Governo   |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 11/05/2020, às 13h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário Estadual de Saúde (sesab), Fábio Vilas-Boas, se reunirá na tarde desta segunda-feira (11) com todos os prefeitos de municípios que possuam mais de cinco casos confirmados do novo coronavírus e uma taxa de contaminação superior a média do Estado - 6,6%.

A informação foi divulgada pelo titular da pasta durante entrevista ao “Bahia Meio Dia”, da Tv Bahia.  

Na ocasião, serão definidas estratégias para reverter a situação nestas localidades. Entre as cidades que mais preocupam a Sesab estão Ipiaú, Itabuna, Oliveira dos Brejinhos e Jequié. Atualmente, a Bahia conta com uma taxa de contaminação de 6,6% que precisa ser reduzia em 1,6% para evitar um cenário de colapso do sistema de saúde.

"Nós vínhamos trabalhando com uma taxa de 9%, e essa taxa nos jogaríamos agora, no meio do mês de maio, para o colapso. Felizmente, graças aos esforços da sociedade, conseguimos reduzir para essa taxa", contou.

A grandeza é calculada a partir de uma média da variação dos últimos cinco dias – o método viabiliza uma atenuação da variação diária, que é constante.  O fato, de acordo com o secretário, promulgou um eventual cenário de ausência de leitos para o mês de junho - considerando também que os respiradores adquiridos pelo Estado cheguem. 

"Para que nós possamos atravessar maio e junho sem passar pelo constrangimento de não ter uma vaga de UTI com respirador para oferecer é necessário que a gente derrube essa taxa para 5%", continuou. Ele acrescenta que com o índice inferior a esta marca, será garantida a capacidade do sistema de saúde em atender os casos mais graves da doença – afastando um cenário de colapso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp