Coronavírus

"Acho muito difícil que a eleição possa ocorrer em outubro", avalia ACM Neto

Arquivo BNews
O prefeito avalia que a decisão sobre a realização das eleições municipais deve ser tomada até o começo de junho  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 15/05/2020, às 12h04   Redação BNews



O prefeito de Salvador, e presidente nacional do Democratas, afirmou nesta sexta-feira (15) que não acredita na possibilidade de o Brasil conseguir realizar eleições municipais em outubro de 2020 em virtude da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o portal UOL, a declaração foi dada durante um painel virtual sobre o tema realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal. “Acho muito difícil que a eleição possa acontecer no dia 4 de outubro, mas não temos condições de dizer quando ela poderá ser realizada, por quanto tempo terá de ser adiada", afirmou.

Neto também defendeu que sejam mantidos os mandatos de prefeitos — 2020 é o quarto e último ano para os eleitos em 2016 —, em vez de prorrogá-los por dois anos com o intuito de realizar um único sufrágio em 2022. Para o democrata, a saída pela prorrogação de mandatos é ruim para a democracia. 

"A coincidência das eleições [para prefeitos e governadores] prejudica a escolha do cidadão", acrescentou. O prefeito entende que os processos de escolha para prefeitos e governadores demandam análises muito diferentes por parte dos eleitores. Por isso, fazer com que as duas decisões sejam feitas ao mesmo tempo pode corromper essa dinâmica.

"O grande desafio é como fazer a campanha em um país com milhares de mortos, a necessidade do isolamento social. Em agosto, quando a campanha começa, o coronavírus não vai estar resolvido, ainda vai ter muitos casos, vai ser impossível ter aglomeração de pessoas", avalia.

Neto acredita que a decisão sobre a realização da eleição em 2020 deve ser feita até o começo de junho - quando começam a vencer alguns prazos eleitorais para partidos e candidatos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp