Coronavírus

Cidades da Região Metropolitana de Salvador somam quase 600 casos confirmados da covid-19; veja lista

Paulo M. Macêdo/BNews e Divulgação/Prefeituras
Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho possuem maior número de casos   |   Bnews - Divulgação Paulo M. Macêdo/BNews e Divulgação/Prefeituras

Publicado em 19/05/2020, às 11h54   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Dos 8.881 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) na Bahia, 539 são de moradores da região metropolitana de Salvador. De acordo com dados do último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesab) nesta segunda-feira (18), há registro da doença nas 12 cidades localizadas em torno da capital baiana: Camaçari, Candeias, Dias Dávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz. 

O cenário mais preocupante está em Lauro de Freitas, município que faz divisa com Salvador. Com população estimada em 198.440 habitantes, a cidade possui 193 casos do novo coronavírus. Por lá, seis moradores morreram em decorrência da doença. 

Apesar do decreto, a Polícia Militar flagrou uma festa ‘rave’ no domingo (17), após denúncias de moradores, com cerca de 70 jovens em uma casa na região de Ipitanga. No mesmo dia, o jogador de futebol Anderson Talisca, ex-Bahia e que atualmente é atacante no clube chinês Guangzhou Evergrande, foi autuado pela PM após promover uma live sem autorização em um condomínio de luxo da cidade.

O alto índice de casos de infectados levou a prefeitura a decretar toque de recolher na cidade que começou a vigorar na última sexta-feira (15). Com isso, ficou determinada, entre 20h e 5h da manhã, a restrição de locomoção a qualquer pessoa, além da permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. Todo o comércio, inclusive empresas, lojas, escritórios, postos de combustíveis, padarias, mercados, mercearias, supermercados, hipermercados,atacadistas, lojas de conveniência, lotéricas, entre outros, devem permanecer fechados no período. Medida vale até 24 de maio.

Com 99 casos, Camaçari é a segunda cidade da região com maior número de infectados, no entanto, o município é o segundo onde a doença mais matou até o mento (4 mortes), ficando atrás apenas de Lauro de Freitas.

Nesta segunda, a delegada titular do município, Thaís Siqueira, foi diagnosticada com a doença. Já o prefeito Elinaldo Araújo (DEM), testou negativo para o novo coronavírus. O resultado saiu no último dia 9, quatro dias após o gestor ter contato o vereador Dilson Magalhães Jr., que testou positivo para a doença.

Localizado a 52 quilômetros da capital, Candeias aparece como o terceiro município com maior quantidade de diagnósticos na Grande Salvador. Por lá, são 82 casos. Entre os infectados, está o prefeito Dr. Pitagóras Ibiapina que anunciou por meio das redes sociais na último dia 12 que também contraiu a doença. Na publicação, o gestor destacou que teve febre e tosse e que está em isolamento social trabalhando de casa. 

"Quero informar a todos que recebi meu resultado do exame de Covid19 nesta manhã e o mesmo foi positivo para o Coronavírus. Afirmo a todos que estou bem, tive um pouco de febre e tosse, e informo que estou em isolamento, trabalhando em casa", disse.

Por conta do elevado número de casos, Ibiapina prorrogou até o dia 31 de maio o decreto que suspende o funcionamento de estabelecimentos não essenciais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Candeias, 48 dos 82 pacientes diagnosticados são considerados curados.

Nesta segunda, o prefeito Dinha prorrogou o decreto que determina o fechamento do comércio local. É permito apenas a retirada de produtos nas lojas ou serviço delivery. Medida vale até o 1 de junho. Além disso, fica suspenso pelo prazo inicial de cinco dias, a contar da próxima quinta (21), a chegada e saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, rodoviário, nas modalidades regular, complementar, alternativo e de vans na cidade. 

Já em Simões Filho, quarta cidade da região com mais casos, a doença já atingiu 60 moradores, três deles morreram. No entanto, segundo boletim diário emitido pela Secretaria de Saúde o município, o número de diagnósticos é maior comparado aos dados da Sesab, 69 casos. Do total, 22 são considerados recuperados.

A cerca de 60 quilômetros de Salvador, Mata de São João, registrou o primeiro caso no dia 27 de abril, mais de um mês após a confirmação do primeiro registro da doença na Bahia. Atualmente com 32 casos, a cidade é a quinta com maior quantidade de infectados na região. Oito pacientes se recuperaram, segundo a secretaria municipall da Saúde.

Quando ainda não tinha registros da doença, no dia 8 de abril, a prefeitura determinou o cancelamento de todas as festas de padroeiro do município do primeiro semestre, além as comemorações do aniversário da cidade (que seriam realizadas na primeira quinzena de abril), além dos festejos juninos.

Em Dias D'ávila, a doença já afetou 24 moradores, conforme a Sesab. Um deles morreu. Já de acordo com a gestão municipal, são 26 o número de diagnósticos positivos. Os casos confirmados representam 17% do total de casos suspeitos. Quanto ao sexo, 53,84% são homens, enquanto a faixa etária mais acometida é a de 40 a 49 anos, representando 38,5% do total. Os bairros com registro de casos confirmados são Bosque, Centro, Cristo Rei, Concórdia, Entroncamento, Imbassay, Leandrinho, Nova Dias d’Ávila e Urbis sendo que a maior incidência ocorreu no Centro, atingindo 34,8% do total de casos do município.

Já São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé, registram 13 casos e uma morte, cada, conforme a Sesab. No entanto, segundo boletim divulgado por cada município o número de infectados é maior: São Sebastião (22) e São Fracisco (28) e duas mortes

Ainda de acordo com dados da Sesab, Itaparica (3 casos), Madre de Deus (6), Pojuca (7) e Vera Cruz (7) são os municípios com menor índice da doença até o momento. Das quatro cidades, Verz Cruz é única com registro de óbitos (1).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp