Coronavírus

Prefeitura de Madre de Deus cancela compra de testes para Covid-19 da gestão passada após auditoria encontrar irregularidades

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Dispensa de licitação foi realizada pelo prefeito Jefferson Andrade (PP), mas foi constatado que a empresa não possuía autorização da Anvisa para comercializar os testes  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura

Publicado em 20/05/2020, às 12h36   Luiz Felipe Fernandez


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A Prefeitura de Madre de Deus cancelou uma compra de 1 mil testes rápidos para detectar a Covid-19, após uma auditoria encontrar irregularidades na dispensa de licitação realizada pelo prefeito Jefferson Andrade (PP), afastado do cargo acusado de improbidade administrativa.  O valor da compra cancelada era de R$ 150 mil.

O BNews acompanhava a compra desde a sua publicação no Diário Oficial, em meados de abril. Na época, a assessoria informou que o prazo para o recebimento era no dia 10 de maio, com possibilidades de atraso.

Procurada, a assessoria da Prefeitura confirmou o cancelamento da compra com a justificativa de que a empresa que forneceria os testes não estava “habilitada tecnicamente para tal finalidade” e não tinha autorização da Anvisa para comercializar os insumos. 

Um novo contrato, no mesmo molde de dispensa de licitação, será feito para efetivar a compra dos testes em uma empresa certificada pela Anvisa.

Em nota, a assessoria reitera que as irregularidades foram identificadas após uma auditoria da atual gestão, do vice-prefeito Jailton Santana, que assumiu interinamente a Prefeitura.

Nesta semana, Jailton exonerou mais de 600 servidores com cargos no município. Em entrevista a uma rádio local, o prefeito interino admitiu que mais de 100 funcionários não foram ao menos localizados pelo setor de Recursos Humanos, e que podem se tratar de funcionários “fantasma”.

Ao BNews, a assessoria confirmou que os casos serão investigados com o cruzamento de dados para se obter uma conclusão.

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