Coronavírus
Publicado em 20/05/2020, às 12h36 Luiz Felipe Fernandez
A Prefeitura de Madre de Deus cancelou uma compra de 1 mil testes rápidos para detectar a Covid-19, após uma auditoria encontrar irregularidades na dispensa de licitação realizada pelo prefeito Jefferson Andrade (PP), afastado do cargo acusado de improbidade administrativa. O valor da compra cancelada era de R$ 150 mil.
O BNews acompanhava a compra desde a sua publicação no Diário Oficial, em meados de abril. Na época, a assessoria informou que o prazo para o recebimento era no dia 10 de maio, com possibilidades de atraso.
Procurada, a assessoria da Prefeitura confirmou o cancelamento da compra com a justificativa de que a empresa que forneceria os testes não estava “habilitada tecnicamente para tal finalidade” e não tinha autorização da Anvisa para comercializar os insumos.
Um novo contrato, no mesmo molde de dispensa de licitação, será feito para efetivar a compra dos testes em uma empresa certificada pela Anvisa.
Em nota, a assessoria reitera que as irregularidades foram identificadas após uma auditoria da atual gestão, do vice-prefeito Jailton Santana, que assumiu interinamente a Prefeitura.
Nesta semana, Jailton exonerou mais de 600 servidores com cargos no município. Em entrevista a uma rádio local, o prefeito interino admitiu que mais de 100 funcionários não foram ao menos localizados pelo setor de Recursos Humanos, e que podem se tratar de funcionários “fantasma”.
Ao BNews, a assessoria confirmou que os casos serão investigados com o cruzamento de dados para se obter uma conclusão.
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