Coronavírus

Governo de São Paulo divide Região Metropolitana em microrregiões para estudar flexibilização da quarentena

Reprodução/ Governo do Estado de São Paulo
Mesmo com a divisão, as cidades ainda continuam na fase de alerta máximo, em que nenhuma medida de relaxamento está liberada  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Governo do Estado de São Paulo

Publicado em 29/05/2020, às 18h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Região Metropolitana de São Paulo será dividida em cinco microrregiões para que o governo estadual possa analisar como serão as medidas de flexibilização da quarentena nos municípios. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29). 

No dia anterior, prefeitos das cidades da Grande São Paulo pediram ao Governo João Doria que a situação do isolamento social fosse revisto e houvesse uma divisão da região metropolitana em seis microrregiões. Elas abrigam mais de 22 milhões de habitantes e têm uma organização de saúde com distribuição de leitos e internação hospitalar própria.

"A região metropolitana de São Paulo, a chamada grande São Paulo, será agora dividida em cinco regiões, cinco regiões de saúde no plano São Paulo [...] Considerando a complexidade, o seu tamanho, a disposição e a capacidade de prefeitos e prefeitas da região metropolitana, nós agora teremos cinco regiões de saúde. Com esta divisão será possível ter uma análise ainda mais precisa de critérios técnicos de saúde, classificação de fases de retomada consciente da economia e a definição apropriada para região metropolitana, Alto Tietê, ABC, Alto Juqueri, Sudoeste e Oeste", explicou o governador João Doria (PSDB) nesta sexta-feira.

De acordo com o G1, mesmo com a divisão, as cidades da Grande São Paulo ainda continuam na fase de alerta máximo, em que nenhuma medida de flexibilização está liberada. "Não existe nenhuma alteração imediata de fase com nenhuma das cinco regiões daqui da região metropolitana de São Paulo, mas fica muito claro que o trabalho em conjunto de aumento de leitos é fundamental pra que a gente possa, com segurança, fazer essa retomada consciente com eles", destacou o secretário de desenvolvimento do estado, Marco Vignoli. 

Veja como será a divisão em microrregiões:

Norte/ Franco da Rocha: Caieiras, Cajamar, Francisco morato, Franco da Rocha, Mairiporã.

Leste/ Alto Tietê - Guarulhos: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Sudeste/ Grande ABC: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Sudoeste/ mananciais: Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista.

Oeste/ Rota dos Bandeirantes: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora de Bom Jesus e Santana do Parnaíba.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp