Coronavírus

TAP e Air Europa vão continuar sem operar em Salvador até setembro

BNews
Reforma na pista principal do Aeroporto Internacional de Salvador fez com que as companhias tomassem a decisão   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 08/06/2020, às 15h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As companhias aéreas representam um setor que foi bastante atingido pela crise em decorrência do novo coronavírus. Agora que muitas empresas se organizam para volta a operar com uma capacidade maior atendendo aos protocolos de segurança e saúde, aqui em Salvador a situação deve continuar complicada. Isso porque a pista principal do aeroporto deve entrar em reforma no dia 15 de junho, permanecendo assim até 31 de agosto. 

Por causa disso, a TAP, que já planeja reativar voos em diversas cidades, só deve voltar a operar na capital baiana em setembro. Da mesma forma, a Air Europa também vai voltar a operar em Salvador após o término da reforma. 

Procurada, a assessoria de comunicação da Vinci Airports, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Salvador, confirmou a reforma e salientou que um plano estratégico foi montado: "[as aeronaves] vão pousar na pista auxiliar. As companhias já foram avisadas para que possam adaptar as operações às condições do período".

Em nota, o aeroproto explicou que a entrada de estrangeiros não residentes no Brasil está proíbida até 22 de junho. "Caso não seja renovada, é intenção da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em conjunto com a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizar voos com cidadãos estrangeiros por ondas, iniciando por Guarulhos e Galeão e, 60 dias depois, os aeroportos do Nordeste, ou seja, fim de agosto ou início de setembro". 

Leia a nota na íntegra: 

Está em vigor a Portaria 255 do Governo Federal, que proíbe a entrada de estrangeiros não residentes no Brasil até 22 de junho. Caso não seja renovada, é intenção da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em conjunto com a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizar voos com cidadãos estrangeiros por ondas, iniciando por Guarulhos e Galeão e, 60 dias depois, os aeroportos do Nordeste, ou seja, fim de agosto ou início de setembro. 

Porém, devido à imprevisibilidade do cenário da epidemia do novo coronavírus no Brasil, essa data e o formato do plano podem ser alterados. A proibição iniciou em 22 de março pelo Decreto 136, foi renovada em 22 de abril pelo Decreto 152 e por mais 30 dias pelo Decreto 255. 

A liberação de voos vindos de países estrangeiros nos aeroportos brasileiros não depende somente da vontade das companhias aéreas ou dos aeroportos, mas sim da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O órgão irá tomar a decisão conforme avaliação da situação sanitária no país. A retomada de voos internacionais depende ainda da abertura das fronteiras dos países de destino.   

Tendo isso em vista, bem como outros fatores como o fim do período de chuva mais intensa na capital baiana (abril e maio) e a redução do tráfego de aeronaves do aeroporto causado pelas recomendações vigentes de isolamento social, o período de 15 de junho a 31 de agosto foi escolhido para a realização da reforma da pista principal (10/28).   

Nesse intervalo, a pista auxiliar (17/35) permanecerá em operação. Ela comporta a maioria das aeronaves que trafegam pelo Salvador Bahia Airport. As companhias aéreas foram avisadas com antecedência para que se adequem às especificações da pista.

Atualizada às 19h37 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp