Coronavírus

PF realiza buscas em operação que investiga irregularidades em compra de respiradores no Pará

Reprodução/Polícia Federa
PF encontrou uma série de obras de arte em imóvel do secretário de Saúde do estado, Alberto Beltrame. Ele diz que bens são compatíveis com sua renda   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Polícia Federa

Publicado em 23/06/2020, às 15h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal cumpre mandados de busca nesta terça-feira (23) em operação que investiga irregularidades nas compras de respiradores pelo governo do Pará. As informações são do portal de notícias G1.

As ações se concentram nos endereços do secretário de Saúde do estado, Alberto Beltrame, em Porto Alegre. Ele também é presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde.Em um triplex que pertence ao titular, a PF encontrou uma série de obras de arte.

Também há mandados sendo cumpridos na cidade de Xangrilá  - sete ao total, todos autorizados pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

A operação batizada de Matinta Pereira é um desdobramento da operação Bellum, que no último dia 10 de junho cumpriu 23 mandados de busca e apreensão para levantar provas sobre as suspeitas de fraude na compra de equipamento de combate à pandemia.

Os investigadores apontam suspeita de superfaturamento de 86% nas compras, que custaram aos cofres públicos R$ 25 milhões. Beltrame já havia sido alvo da Bellum, no início do mês, assim como o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB). 

Em nota divulgada após a operação, Beltrame disse que adquiriu as obras de arte com o "fruto de 35 anos de trabalho". Ele também afirmou que todo seu patrimônio é compatível com a renda que obteve com suas atividades laborais. 

"Algumas obras são cópias e as que têm valor foram declaradas no meu imposto de renda. Foram pagas com transferências bancárias e tenho suas notas fiscais", escreveu Beltrame. Ele acrescentou que os valores pagos pelos respiradores foram devolvidos ao governo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp