Coronavírus

Prefeitura apresentará na próxima terça estratégia de faseamento para retomada de atividades

Valter Pontes/Secom
Estimativa é de que ao longo de julho haja reabertura de setores da economia   |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/Secom

Publicado em 25/06/2020, às 16h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Além de anunciar se os decretos gerais que estabelecem medidas restritivas para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Salvador serão prorrogados ou alterados, o prefeito ACM Neto (DEM) apresentará na próxima terça-feira (30), quando vencem as determinações municipais, o faseamento e critérios para a retomada das atividades comercias suspensas na capital baiana.

Segundo afirmou o prefeito nesta quinta-feira (25), Salvador vive o pico de contágio da Covid-19, o que ainda não permite o relaxamento das ações de isolamento social. No entanto, disse Neto, a estimativa é de que ao longo de julho haja reabertura de setores da economia.

“Devemos permanecer nesse platô pelo menos até a segunda e terceira semana de julho. Mas existem alguns dados que são muito positivos no sentido de trazer esperança. Primeiro, estamos com a menor pressão nas nossas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) desde o começo da pandemia. Ontem, houve um momento do dia que não tinha um paciente sequer para ser regulado para um hospital [...] Conseguimos regular mais de 50 pacientes”, avaliou o prefeito.

Ainda segundo ACM Neto, a velocidade do crescimento da taxa de contágio da doença na capital chegou a 1,9%, a menor até então. “Pela primeira vez tivemos taxa inferior a 2%. Esse talvez seja o dado mais importante, olhando para frente”, disse.

De acordo com a prefeitura, os dados oficiais e número de sepultamentos solicitados aos cemitérios municipais indicam uma estabilização no número de óbitos nos últimos 15 dias. O índice de ocupação hospitalar, no entanto, ainda é alto: nesta quarta-feira (24), 80% dos leitos de UTI e 75% dos clínicos estavam preenchidos. A meta da prefeitura é reduzir essa taxa para menos de 70%.

“Não há como relaxar e nem achar que as coisas foram superadas porque ainda temos algum tempo pela frente para vencer. Mas o que há duas semanas só eram indicativos complicados, hoje começamos a ter resultados positivos, o que nos dá perspectiva de, com muito cuidado e protocolo, começar a retomar algumas atividades a mais ao longo do mês de julho”, indicou o prefeito.

Reabertura

Na próxima terça-feira (30), vencem os decretos que suspenderam o funcionamento de diversos segmentos devido à pandemia, a exemplos das academias, cinemas, teatros, parques infantis, atividades de classe da rede municipal de educação e das escolas privadas; e que também determinaram fechamento de shoppings centers, centros comerciais e correlatos (com exceção do drive-thru); bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência situadas em postos de combustíveis (com exceção daqueles estabelecimentos que fazem delivery ou entrega de produtos no balcão).

No último dia 15, a prefeitura de Salvador anunciou a liberação, com protocolos específicos, do funcionamento das empresas de óticas independentemente do tamanho da área ocupada, exceto nos bairros onde há medidas restritivas regionalizadas e regras específicas, além de treinos individuais nos clubes profissionais de futebol. 

No dia 1º deste mês, já havia entrado na lista, também com adoção de regras específicas de segurança, as concessionárias e revendas de veículos (automóveis, motos e bicicletas); lavanderias; casas de arquitetura, decoração, ferragens e materiais elétricos; clínicas estéticas e de odontologia; além da liberação para obras e intervenções em imóveis habitados.

Antes, os únicos estabelecimentos com mais de 200 metros quadrados de área que podiam funcionar, seguindo as regras gerais de distanciamento social, uso de máscaras e higienização de ambientes e produtos, eram as lojas de material de construção e limpeza, farmácias, estabelecimentos que comercializam equipamentos ou insumos para a saúde, oficinas e autopeças, supermercados, padarias, açougues e pet shops.

Alguns, como é o caso das farmácias, padarias, supermercados e açougues, podem funcionar mesmo nas localidades com medidas regionalizadas, por serem essenciais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp