Coronavírus

Profissionais de unidade de saúde em Cajazeiras pedem testes de Covid-19 para funcionários e ameaçam paralisar

Reprodução/TV Bahia
Sete funcionários da unidade foram diagnosticados com o novo coronavírus   |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Bahia

Publicado em 26/06/2020, às 16h51   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) de Cajazeiras V, em Salvador, pretendem paralisar o atendimento na próxima segunda-feira (29). Os funcionários denunciam que há mais de uma semana têm solicitado testes para Covid-19 à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mas até agora não tiveram resposta alguma. 

De acordo com uma funcionária que não quis se identificar, os profissionais da USF foram testados para Covid-19 no dia 12 de maio, quando um colaborador teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Depois disso, ao menos mais seis funcionários foram diagnostigados com a doença.

"O último que testou positivo foi na sexta-feira passada (19). A gente quer da prefeitura que teste os outros profissionais. A gente circula na mesma área, corre o risco de tá assintomático transmitindo pra nossa família", diz a enfermeira.

Nesta sexta-feira (26), profissionais da Unidade de Saúde da Família de Cajazeiras IV paralisaram o atendimento em luto à morte por Covid-19 de um enfermeiro que trabalha no local. Os funcionários também pedem uma nova rodada de testes para o novo coronavírus na unidade.

À reportagem, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirmou que os sete profissionais que testaram positivo para Covid-19 na Unidade de Saúde da Família de Cajazeiras V foram afastados imediatamente, respeitando as recomendações dos órgãos competentes.

"Sobre os casos de doença no posto de saúde, uma equipe de testagem iniciou o procedimento nesta sexta-feira (26), no Distrito Sanitário de Cajazeiras para contemplar os postos na localidade e manter a saúde dos trabalhadores fora de risco, bem como fornecendo equipamentos individuais de proteção (EPI's), como luvas, máscaras e álcool gel, o mesmo protocolo se aplica em toda rede municipal da saúde", complementa a secretaria em nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp