Coronavírus

"Não adianta abrir tudo e em uma semana começar a faltar leitos”, diz Neto sobre reabertura do comércio

Dinaldo Silva/BNews
O prefeito afirma que uma abertura fora dos critérios científicos resultaria em um novo fechamento e adoção de medidas de isolamento ainda mais duras  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 02/07/2020, às 10h45   Nilson Marinho e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O Prefeito ACM Neto (DEM) afirmou nesta quinta-feira (2) que uma abertura do comércio fora dos critérios científicos e técnicos para conter o avanço do novo coronavírus consequentemente resultaria em um novo fechamento das atividades comerciais e adoção de medidas de isolamento ainda mais duras

"Não adianta abrir tudo e em uma semana começar a faltar leitos nos hospitais, as UPA's superlotarem. Vai ter que fechar tudo e não é para voltar na situação que está. É para decretar lockdown, impor que todo mundo continue em casa, tomar medidas muito mais severas para conter a disseminação desenfreada", explicou durante ato em homenagem ao 2 de Julho.

O prefeito reafirmou que em poucos dias apresentará um protocolo comum para reabertura, elaborado por Estado e Município, e que a velocidade de sua implementação vai depender da cidade alcançar, ou não, critérios que permitam a retomada de atividades comerciais.

"Compreendo e me coloco no lugar dos empresários. É um drama de fato. Muitos estão vendo os negócios de suas vidas, algo que lutaram uma vida inteira nesse momento correndo risco. Óbvio que isso nos toca, é claro que a questão econômica precisa ser pensada, assim como os postos de trabalho. Mas, no entanto, não abrimos aqui nenhuma discussão de disputa entre economia e vida", ponderou.  

Neto avaliou que esse é o maior desafio de sua vida e atuação na vida pública, e que não sucumbirá diante de pressões, mantendo-se fiel ao objetivo de "cuidar da vida das pessoas". O prefeito também disse acreditar que esse seja uma percepção compartilhada pelo governador Rui Costa (PT) no processo de enfrentamento a pandemia.

"As decisões serão tomadas a partir de critérios objetivos científicos e absolutamente transparentes. Acho que é o espirito que determina o trabalho da prefeitura e governo no enfrentamento da pandemia como um todo, e agora na tentativa de construirmos um protocolo em comum", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp