Coronavírus

STF pede explicações a Pazuello sobre uso de cloroquina

Divulgação
Ministro se baseou em uma ação apresentada pela CNTS  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/07/2020, às 18h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, se manifeste, no prazo de cinco dias, sobre orientações dadas sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina para combater o novo coronavírus no país. 

De acordo com a CNN Brasil, o ministro se baseou em uma ação apresentada pela CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde), que pede ao Supremo uma determinação para que autoridades do governo federal não adotem medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus que contrariem as orientações científicas.

Nesta semana, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, disse foram disponibilizadas 4,37 milhões de unidades de cloroquina. Os estados destinatários das maiores quantidades de comprimidos foram São Paulo (489 mil), Pará (439 mil), Alagoas (412 mil), Amazonas (371 mil) e Ceará (302 mil).

Segundo o Ministério da Saúde, foram encaminhados até agora 115,7 milhões de equipamentos de proteção individual (EPIs). Deste total, foram repassados às secretarias estaduais de saúde 54,7 milhões de máscaras cirúrgicas, 36,8 milhões de luvas cirúrgicas, 15,6 milhões de toucas, 3,4 milhões de máscaras N95, 2,9 milhões de aventais, 1,2 milhão de protetores faciais e 554 mil recipientes de álcool em gel. 

Em termos de recursos, de acordo com a pasta, até o momento, foram destinados aos estados e municípios R$ 9,7 bilhões para ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp