Coronavírus

Salvador ingressará em protocolo da Sesab sobre antecipação de internamento de pacientes com Covid-19 em leito clínico

Dinaldo Silva/BNews
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, medida busca evitar que o paciente precise de uma vaga em UTI.  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 14/07/2020, às 10h48   Nilson Marinho e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador ingressará no protocolo estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) referente a antecipação de internamento em leito clínico de pacientes diagnosticados como o novo coronavírus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, o procedimento – que será formalizado nesta ter-feira (14) – busca evitar que o paciente tenha agravamento do quadro e acabe precisando de uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O secretário comemorou a chegada de mais 50 respiradores doados pelo ministério da Saúde, de um total de 100 cedidos pela pasta ao município. "Esses respiradores faram parte do esforço que estamos fazendo para abaixar a taxa de ocupação em leitos de UTI", disse após agradecer ao ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazuello.

Prates voltou a falar sobre a abertura de 20 novas vagas no Hospital Sagrada Família; 20 na segunda tenda do hospital de campanha erguido no Wet n Wild; e 25 no hospital de campanha da Fonte Nova - em parceria com o Governo do Estado. "Parte desses respiradores irão para lá, inclusive", contou.

O titular da pasta acrescentou que os novos leitos do Wet n Wild - originalmente estavam previstos para esta quarta-feira (15) - devem ser entregues na próxima sexta-feira (17). Prates também celebrou a conquista judicial de dez novos leitos de UTI no Hospital Salvador.

"Até sexta-feira começamos com 10 leitos no [hospital] Salvador, 10 no Sagrada Família, 20 no Wet n Wild e estava falando ao telefone agora há pouco com o secretário Fábio. Ele espera até segunda-feira abrir os leitos na Fonte Nova", concluiu.

A taxa de ocupação é fundamental para que o município autorize o início da primeira fase do plano de retomada das atividades comerciais anunciado na última terça-feira (7) pelo prefeito ACM Neto (DEM) e pelo governador Rui Costa (PT). O indicador precisa chegar em 75%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp