Coronavírus

Fase 4: Rio de Janeiro mantém escolas fechadas, mas libera esportes coletivos na praia

Fernando Frazão/Agência Brasil
Um novo decreto já havia sido publicado estendendo o fechamento das unidades escolares até o dia 3 de agosto  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 16/07/2020, às 14h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta sexta-feira (17) a cidade do Rio de Janeiro entra na Fase 4 da reabertura econômica após medidas de impostas contra a propagação do novo coronavírus. As pré-escolas e turmas de 1º e 2º ano que estavam previstas para reabrir nesta etapa permanecerão fechadas. Um novo decreto já havia sido publicado estendendo o fechamento das unidades escolares até o dia 3 de agosto.

“As curvas estão dentro do previsto. Porém, nós estamos avaliando que, nessa situação de transporte e de segurança, nós precisamos adiar um pouquinho. Tivemos um número crescente de multas, o que não gostamos, e estamos ouvindo a opinião pública: 60% das pessoas que ouvimos acham prematuro abrir as escolas”, disse o prefeito Marcelo Crivella.

Segundo a prefeitura, os pontos turísticos voltam a abrir com 1/3 da capacidade e distanciamento mínimo de 4 m² por pessoa. O Pão de Açúcar, Corcovado, Aquario e RioStar permanecem fechados até a primeira quinzena de agosto. Já nos clubes, as piscinas só vão funcionar para natação e não para lazer.

Os jogos de vôlei e futevôlei podem ocorrer nas quadras na praia de segunda a sexta, mas seguem proibidos nos finais de semana. O estacionamento na Orla também está autorizado a funcionar.

“As medidas de uso da máscara, afastamento social e uso de álcool gel têm feito com que as curvas caiam, de uma maneira vertiginosa. Isso nos deixa muito feliz”, disse Crivella.

A prefeitura anunciou ainda que vai criar micropolos com bloqueios em quatro pontos da cidade que costumam ser bem movimentados: Olegário Maciel, Dias Ferreira, Praça Vanhargem e Nelson Mandela.

O que está previsto na Fase 4

- Esportes coletivos em quadras nas praias e lagoas
- Lojas de shopping e estacionamentos – a capacidade passa a ser de 2/3
- Pontos turísticos - com 1/3 da capacidade e distanciamento de 4 m² por pessoa
- Reabertura de piscinas nos clubes para prática de natação
- Comércio de rua - a capacidade passa a ser de 2/3 e o funcionamento aos sábados está liberado a partir das 9h
- Reabertura de estacionamentos na orla
- Reabertura de feiras de artesanato - somente para venda de produtos desse segmento, mas proibida a comercialização de alimentos e bebidas
- Academias - o distanciamento que era de 6 m² por pessoa passa a ser de 4 m²

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp