Coronavírus

"Economia teria sido retomada há 40 dias, caso todos tivessem colaborado", diz Prates

Dinaldo Silva/BNews
São João no interior, festas e paredões ampliaram número de casos, afirma secretário de Saúde de Salvador  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 20/07/2020, às 10h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, projetou que as atividades econômicas poderiam ter sido retomadas há 40 dias na capital baiana, caso parte da população tivesse colaborado com as recomendações de distanciamento social. Em entrevista a José Eduardo, na Metrópole, na manhã desta segunda-feira, Prates reiterou que as pessoas precisam ter atitude mais "responsável". "Conseguimos achatar a curva de contaminação em Salvador com diversas ações. Se uma parte da população tivesse compreendido, a maior parte da economia poderia ter sido retomada há uns 40 dias", calculou.

De acordo com o secretário, a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 75% neste domingo (19), em razão da abertura de novos leitos. "Mas não podemos colocar toda a responsabilidade na prefeitura e no estado. Todo mundo precisa ajudar e colaborar. Houve aumento de casos após o São João no interior, festas, paredões. As pessoas precisam ter atitude mais responsável", evidenciou Prates.

A previsão é que até o final desta semana a fase 1 de retomada das atividades econômicas seja ativada com a reabertura de shoppings e lojas acima de 200 metros quadrados. "Os protocolos estão todos definidos e a prefeitura fiscalizará o cumprimento", reforçou o secretário.

Ele disse ainda que áreas como o Subúrbio e Brotas requisitam mais atenção da prefeitura. "A comunidade de Nova Constituinte, em Periperi, nos preocupa muito. É a região com menor índice de desenvolvimento humano na capital. Casas pequenas com grande número de moradores. Por outro lado, Brotas é o reflexo de Salvador: tem áreas nobres e pobres, e comércio pujante".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp