Coronavírus

Salvador terá ruas exclusivas para pedestres e uso de calçadas por bares e restaurantes

Vagner Souza/BNews
Pandemia impôs novas regras de convivência na cidade, diz ACM Neto   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 21/07/2020, às 10h52   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

A pandemia do novo coronavírus impôs ao mundo mudanças nas relações interpessoais e urbanas. Salvador, de acordo com o prefeito ACM Neto, terá ações de convivência que se adequarão ao chamado "novo normal", como o alargamento das calçadas e construções de vias exclusivas para pedestres, além do estímulo de atividades ao ar livre, ocupação de espaços públicos e uso das calçadas por bares e restaurantes.

Durante coletiva na manhã desta terça-feira (21), o prefeito anunciou um plano de 101 ações que vai entrar em vigor para amenizar os impactos da doença na cidade. O investimento será de R$ 7 bilhões.

Calçadas

O uso da calçada por bares e restaurantes pode ser temporário na segunda fase da retomada das atividades econômicas, mas se o empresário quiser terá autorização permanente para ocupar o espaço público com mesas e cadeiras. As mudanças sugeridas pela gestão abrange toda a área ao redor do Farol da Barra, Jardim Brasil e Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba. 

"A gente entende que todas as cidades do mundo vão mudar, em Salvador não seria diferente. A gente pensou em soluções simples e efetivas, oferecendo segurança e garatindo o distanciamento seguro durante este primeiro momento", comentou Neto. 

Caberá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e à Transalvador avaliar e fazer a autorização, mediante solicitação feita exclusivamente on-line, por meio do site.

Vias exclusivas

 A Rua Genebaldo Figueiredo, em Itapuã, será a primeira contemplada, com a segregação de 201 metros de via exclusiva para pedestres. Essa via foi fechada durante as medidas regionalizadas de isolamento social no bairro, de modo que a Transalvador já "testou" a ação.

Na Avenida Sete de Setembro, que passa por obras de requalificação, haverá ampliação de passeios para pedestres e reorganização de 130 ambulantes, no trecho entre a Praça da Piedade e o Beco Maria da Paz.

Na Rua Hélio Machado, na Boca do Rio, a calçada também será liberada para o pedestre com reorganização do comércio informal, no trecho que compreende a esquina com a Rua Lavínia Magalhães até o final de linha do bairro. Na região de Cajazeiras, a ação se repetirá na Estrada do Coqueiro Grande.

Veja algumas mudanças:

  • Expansão de ciclovias 
  • Ruas exclusivas para pedestres
  • Reordenamento de ambulantes nas avenidas Joana Angélica e Sete de Setembro
  • Uso de passeio público por bares e restaurantes
  • Funcionários municipais terão uma folga a cada 15 dias caso utilize bicicleta para chegar ao trabalho

Leia também: 

Economia de Salvador receberá R$ 7 bi em investimentos, diz ACM Neto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp