Coronavírus

Taxa de contágio da Covid-19 em Salvador é de 0,5%: "número positivo"

Roque de Sá/Agência Senado
De acordo com o secretário municipal de Saúde, no pior da pandemia, a taxa era de 11%  |   Bnews - Divulgação Roque de Sá/Agência Senado

Publicado em 05/08/2020, às 08h49   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

A taxa de crescimento da curva de contágio do novo coronavírus chegou a 0,5% em Salvador. No pior da pandemia, quando a cidade atingiu o pico da doença, segundo o secretário municipal da Saúde (SM), Leo Prates, essa taxa era de 11%.

Em entrevista à TV Bahia, na manhã desta quarta-feira (5), o secretário afirmou que os números são "animadores" e lembrou que, na terça (4), a cidade não registrou, nas primeiras horas da manhã, nenhum paciente internado nas UPAs aguardando transferência para leitos de UTI e clínico exclusivos para o tratamento da doença. Ao longo do dia, foram 25 pessoas reguladas. Esse número já chegou a 60. 

“É uma taxa de crescimento bastante positiva em termo do que já chegou. Além disso, fechamos o balanço ontem, e a média móvel teve um recuo de quase 60% de crescimento desta semana para os últimos 14 dias. Estamos animados”, informou o secretário. 

Ainda de acordo com Prates, a prefeitura adotou o protocolo de internamento de pacientes infectados sugerido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

“Mudamos o protocolo de internamento clínico, ou seja, aumentamos um pouco a taxa de saturação pulmonar de 95% para intermanento. Estamos estabelecendo esse número para evitar que esse paciente se agrave e vá para um leito de UTI, botando a vida em risco", completou Prates.

Nesta quarta-feira, 68% dos leitos de UTI estão ocupados — 3% a menos que no dia anterior. Com a porcentagem, a capital baiana pode entrar na fase dois de retomada das atividades econômicas na próxima segunda, dia 10. A fase dois autoriza o funcionamento dos bares, restaurantes, academias, salões de beleza e barbearia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp