Coronavírus

SAJ: MPT pede que Prefeitura corrija falhas de segurança do trabalho nas unidades de saúde

Divulgação/MPT-BA
Inspeção realizada em julho mostram que as unidades de saúde não atendem ao padrão adequado  |   Bnews - Divulgação Divulgação/MPT-BA

Publicado em 11/08/2020, às 17h02   Redação BNews



O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia vai convocar a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus nos próximos dias para propor a adoção imediata de medidas para corrigir falhas de segurança do trabalho nas unidades municipais de saúde. Por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta o órgão espera que seja interrompida a exposição dos profissionais do setor a risco de adoecimento.

Após inspeção realizada em 22 de julho, peritos do órgão e membros do Comitê de Enfermagem para Enfrentamento da Covid-19 detectaram que as unidades não apresentaram um padrão adequado de proteção e serviços aos profissionais de saúde. Os dados integram um inquérito aberto pelo MPT-BA para apurar as condições de saúde e segurança do trabalho nas unidades do município. Somente após a conclusão da análise é que a Prefeitura será chamada para conhecer o documento e, posteriormente, adotar as medidas de correção.

“Visitamos cinco unidades e ainda estou aguardando os relatórios do comitê, mas, de um ponto de vista mais geral, foram feitas visitas com o objetivo de verificar as condições de trabalho dos profissionais de saúde. Verificamos também os protocolos relacionados com o atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios, a implementação do plano de contingência e o fornecimento dos equipamentos de proteção. Além disso, realizamos a identificação e o monitoramento dos trabalhadores confirmados com a Covid-19 nas unidades", afirmou a procuradora Juliana Corbal.

O BNews entrou em contato com a Prefeitura de SAJ, que ficou de se posicionar sobre o caso, mas nenhum retorno foi enviado até o fechamento da matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp