Coronavírus

Familiares afirmam que homem morreu por reinfecção de coronavírus em Itamaraju; Sesab nega

Reprodução // Coalize.com
Familiares também denunciam prefeitura pela demora na remoção do corpo da vítima  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Coalize.com

Publicado em 13/08/2020, às 17h15   Redação BNews



Um morador de Itamaraju, no interior baiano, identificado como Jerry Conceição de Jesus, morreu na quarta-feira supostamente vítima de reinfecção do novo coronavírus. A família, que fez denúncias nas redes sociais e publicou vídeos pedindo providências da prefeitura, afirmou que o jovem já havia sido diagnosticado com Covid-19 em junho, mas que permaneceu em quarentena e foi liberado pelos médicos após um teste que teria detectado sua cura. 

A irmã Jerry, Sandra de Jesus, afirmou ao Sul da Bahia News que o paciente voltou a sofrer com os mesmos problemas respiratórios característicos da Covid-19 nas últimas semanas. Na noite em que o rapaz morreu o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e tentou reanimá-lo, sem sucesso. 

A família fez duras críticas à prefeitura que, após 12 horas da morte de Jerry, ainda não havia tirado o corpo da vítima da residência para que pudesse ser feito o sepultamento. 

A cidade de Itamaraju registra quase 1600 casos confirmados do novo coronavírus e 26 mortes até o momento. 

O prefeito Marcelo Angênica (PSDB) ficou conhecido nacionalmente após rejeitar, em abril, 20 leitos que seriam instalados pelo governo da Bahia no hospital da cidade para o enfrentamento ao coronavírus. 

A secretaria de Saúde do Estado afirmou que "a vigilância epidemiológica do município de Itamaraju não reconhece como covid" e salientou que a vítima "tinha obesidade e problemas cardiovasculares". A nota ainda destaca: "O óbito está como causa desconhecida e será realizada investigação epidemiológica para investigar a causa. Ele já estava como recuperado para COVID-19".

Procurado, o secretário municipal de Saúde, Fábio Minas, disse que "a comunidade cientifica não comprovou nenhum caso de morte por reinfecção e não tem como confirmar isso sem a devida investigação cientifica". O gestão não respondeu quando questionado sobre a demora na remoção do corpo da vítima.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp