Coronavírus

Condutores socorristas do Hospital Regional Costa do Cacau doam sangue

Divulgação
A iniciativa é para melhorar os níveis de estoques disponíveis para pessoas que necessitam de transfusão   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/08/2020, às 17h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Durante reunião e treinamento realizados na última terça-feira (11), para alinhar procedimentos e melhorar condutas de transporte de pacientes, condutores socorristas do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), Unidade do Estado, com gestão do IBDAH,  decidiram, por unanimidade, doar sangue  para o banco de coleta do município. A iniciativa visa contribuir para melhorar os níveis de estoques disponíveis para pessoas que necessitam de transfusão. 

Diala Magalhães, encarregada de Transporte do HRCC, destacou que esses treinamentos serão realizados periodicamente, de 15 em 15 dias, para melhor anteder o paciente, ainda ressaltou a importância da atitude coletiva dos condutores em doar sangue. “Todos os 12 condutores, durante esse encontro, decidiram sinalizar esse ato de solidariedade, fato muito importante frente a esse cenário que estamos enfrentando atualmente. Doar sangue não dói, o que dói é ver alguém morrer por falta dele”, disse. 

A encarregada evidenciou a sensibilidade dos profissionais, que perceberam a necessidade dessa atitude solidária, em tempos de pandemia da Covid-19. “Nós temos consciência disso. Vamos buscar sangue em vários lugares como Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Salvador, Ilhéus e Itabuna. Estamos percebendo a falta de doadores nos bancos de sangue. Então, até como um modo da gente chamar à atenção para essa causa, podemos estimular a população para que faça a doação. Aqui no Costa do Cacau, resolvemos puxar essa campanha pelos condutores”, argumentou.

Doação – salva vidas - Uma bancos de sangue do país, muitas vezes enfrentam dificuldades em receber voluntariados para doação. Na Bahia, e na região sul do Estado, essa realidade não é diferente, ainda mais com a condição imposta pelo novo coronavírus à saúde pública. A atitude consciente dos condutores do HRCC busca levar benefícios ao próximo e ajudar salvar vidas. 

Atualmente, torna-se cada vez mais presente na mídia, campanhas de familiares em busca de doadores para seus entes queridos internados. Muitas dessas investidas têm logrado êxito, e até mesmo, o sangue coletado ajuda a salvar a vida, não apenas do paciente alvo da campanha, mas também outras pessoas. Essas ações podem amenizar a angústia e o sofrimento de muitos pacientes e suas famílias que aguardam ansiosamente pela doação de sangue. 

Os condutores socorristas do HRCC iniciaram sua jornada do bem, na última quarta-feira (12). O planejado é o deslocamento de dois profissionais por vez, para que não haja aglomeração, seguindo as recomendações de segurança sanitária para sua proteção e de terceiros. O condutor Leandro Leite de Oliveira   expressou sua satisfação em participar do ato solidário “estamos aqui ajudando a salvar vidas, doando sangue”.    

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp