Coronavírus

CNJ e Dataprev assinam acordo para aumentar eficiência de ações judiciais relativas ao auxílio emergencial

Reprodução/YouTube
Levantamento concluiu que entre os mais de 93 mil processos relacionados a pandemia, a maioria tinha relação com o benefício  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 31/08/2020, às 13h54   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério da Cidadania e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) assinam um acordo de cooperação técnica nesta segunda-feira (31) para buscar maior eficiência nas ações relativas ao auxílio emergencial.

A assinatura do acordo foi realizada por videoconferência com a presença do presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli; do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM); e do presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, entre outros. O evento foi transmitido pelo YouTube.

Na ocasião, a conselheira Maria Tereza Uille Gomes recordou da edição da Portaria nº 53 do conselho, que determinou que o tema da Covid-19 fosse incluído entre os itens do Observatório Nacional do CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A ação tinha como objetivo reunir e compartilhar informações, bem como deliberações, relevantes sobre a doença e suas consequencias.

Logo no início da pandemia, foram expedidos ofícios aos tribunais de todo País solicitando informações diárias das liminares que estavam sendo concedidas relacionadas ao tema - para que se tivesse ideia do impacto do novo coronavíruus nas decisões jurisdicionais. 

Neste contexto, foi concluído que entre os mais de 93 mil processos relacionados a Covid-19, a maioria tinha relação com o auxílio emergencial. "Renda emergencial, temáticas relacionadas à saúde e os habeas corpus na área penal são os temas que mais chamam atenção neste universo", acrescentou.

Os números revelaram a necessidade de não apenas deixar que cada juiz individualmente parasse de julgar esse volume de processos referentes ao benefício - "que sobe assustadoramente a cada dia que passa", segundo a conselheira -, mas de firmar uma parceria que permitisse o cruzamento de dados estratégicos, por meio do CPF e número de identidade, entre o Dataprev e do poder judiciário. 

Assim, o acordo assinado hoje, trará benefícios para o fluxo de trabalho interno do Poder Judiciário e ainda ajudará a Defensoria Pública da União e a Procuradoria da União, que não mais necessitarão fazer consulta individual nos sistemas atrelados ao auxílio emergencial para cada processo. 

Entre outros pontos, o acordo também prevê que a Dataprev disponibilize aos órgãos do judiciário acesso ao sistema de consulta gerencial detalhada dos pedidos do benefício. “O objetivo é entender como funciona o mecanismo de análise e pagamento do auxílio. Assim, há uma melhor possibilidade de análise de conhecimento por parte dos magistrados - além de conhecer melhor as razões que resultaram no indeferimento administrativo", disse Toffoli.

Em contrapartida, o CNJ oferece ao Dataprev os dados dos autores das ações judiciais, para posterior cruzamento com sua base de dados. As informações serão reunidas nos autos por meio de automação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp