Coronavírus

Show-teste: Cantor alemão se apresenta em local fechado e cientistas testam contágio do coronavírus

Gordon Welters/NYT
Estudo aconteceu em Leipzig e envolveu mais de mil voluntários em concerto de Tim Bendzko  |   Bnews - Divulgação Gordon Welters/NYT

Publicado em 04/09/2020, às 07h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cientistas decidiram reunir mais de mil pessoas saudáveis dentro da Quarterback Immobilien Arena, em Leipzig, na Alemanha, para assistirem ao show do cantor pop Tim Bendzko. O concerto, que aconteceu em 22 de agosto, fez parte de um estudo para medir o grau de contágio do novo coronavírus, elaborado por uma equipe da Universidade Martin Luther Halle-Wittenberg.

Cada participante assistiu ao show equipado com um rastreador digital de localização e desinfetante de mão misturado com corante fluorescente, e simularam diferentes cenários de shows ao longo de 10 horas: um sem distanciamento social, outro com medidas de segurança moderadas e um terceiro com medidas rígidas.

Além disso, eles simularam, também, intervalos, que garantiam idas a vendedores de comida e bebida, além de uso de banheiros. Por meio dos rastreadores, os pesquisadores monitorou o número de vezes que os participantes chegaram perto uns dos outros e, mais tarde, utilizaram lâmpadas ultravioleta para determinar quais superfícies estavam cobertas com o desinfetante mais fluorescente ao final do dia.

O chefe da pesquisa, Stefan Moritz, afirmou que a expectativa é que os resultados fiquem prontos no início de outubro, quando as descobertas, segundo ele, poderão ser aplicadas a eventos e locais semelhantes em todo o mundo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp