Coronavírus

Covid-19: Veterinário dá dicas de como cuidar dos animais em meio à pandemia; confira

Reprodução/Facebook
Fernando Oliveira ainda falou sobre a indicação de um médico veterinário pelo Ministério da Saúde  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 10/09/2020, às 19h09   Yasmim Barreto



Com o aumento das adoções de cães e gatos na pandemia, o médico veterinário Fernando Oliveira alertou para os cuidados com os pets em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, é importante realizar caminhadas ao ar livre e evitar o contato com pessoas que não estão na mesma casa. 

“Evite que pessoas estranhas peguem nele, porque ela pode estar doente e transferir o vírus para o pelo do animal”, alertou.  

Caso contrário, o especialista ressaltou que não há necessidade de dar banhos ou limpar os pets. De acordo com ele, os raios ultravioletas inativam o vírus. 

Contudo, para manter a saúde dos bichinhos é importante que os donos continuem fazendo caminhadas para que não fiquem estressados com o isolamento social. Além disso, comprar brinquedos voltados para os pets também é uma forma de evitar o adoecimento.  

Aumenta pena para agressores de cães e gatos 

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), o aumento da pena para agressores de cães e gatos, que passou a ser de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal. Anteriormente, os criminosos cumpriam detenção de três meses a um ano e multa.

Para o veterinário, a iniciativa vai intimidar os agressores. Entretanto, destacou a necessidade de definir o que a lei inclui como maus tratos.  

Veterinário cuidando da vacina contra a Covid-19

À reportagem, o veterinário Fernando Oliveira também comentou sobre a nomeação do médico veterinário Laurício Monteiro Cruz ao cargo de diretor de Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis, que é mestre em saúde animal pela Universidade de Brasília (UNB) e atuava como responsável técnicos dos reservatórios da leishmaniose no Distrito Federal (DF).

“O médico veterinário não cuida só do pet, nós somos responsáveis pela qualidade de alimentos de origem animal que o homem consome, pelo controle dos biotérios, pelo controle de doenças que são transmitidas do animal para o homem. Então, enquanto a medicina humana se preocupa em tratar a doença do homem, a veterinária se preocupa em prevenir”, afirmou.  

Ainda completou: Acho que foi muito bem indicado por ser uma das nossas obrigações na profissão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp