Coronavírus

Prefeitura fará 15 mil testes em domicílio durante inquérito epidemiológico da Covid-19

Bruno Haddad/Cruzeiro
Estudo tem a intenção de descobrir novos casos e o percentual da população que já foi infectada  |   Bnews - Divulgação Bruno Haddad/Cruzeiro

Publicado em 25/09/2020, às 11h16   Redação BNews



A prefeitura vai dar início, na primeira quinzena de outubro, a um inquérito epidemiológico da Covid-19 em Salvador para descobrir qual o percentual da população que já foi infectada pelo novo coronavírus, além de identificar novos casos da doença.

Durante coletiva na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito ACM Neto afirmou que a ação vai ajudar a entender “como está o caminho em direção à desejada imunidade coletiva”.

O estudo será feito em quatro fases chamadas de soro inquérito. Pesquisadores vão visitar 3 mil domicílios em cada um dos 12 distritos sanitários durante cada etapa. As ruas serão sorteadas de forma aleatória. Em cada casa, pelo menos um morador fará o teste de detecção da doença. Serão feitos 15 mil testes.

A intenção, segundo o gestor, é analisar aspectos sociodemográficos, condições de saúde, tempo de duração da resposta imune e estimular o tempo de duração da presença de anticorpos contra a Covid-19. 

“Quando uma pessoa apresentar resultado positivo, toda a família será testada também. O objetivo é a gente estudar a dinâmica de transmissão domiciliar. Todas as pessoas serão testadas e nós vamos identificar fatores de risco e fatores de proteção”, explicou Ana Paula Prates, pesquisadora da Fio Cruz. 

"Ao fim do inquérito epidemiológico a gente vai ter noção mais próxima da realidade do alcance da pandemia em Salvador. O número de casos notificados não reflete a magnitude da doença. É uma ferramenta importante para planejar as próximas ações da prefeitura, a exemplo, da manutenção de leitos de UTI e hospitais de campanha. Serão realizados quatro soro inquéritos com intervalo de 30 dias entre eles. Além da testagem, será aplicado questionário para traçar o perfil das pessoas testadas. A participação é voluntária", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp