Coronavírus

Governo federal planeja 'Dia D' contra Covid-19 com distribuição de cloroquina

Marcos Corrêa/PR
A ideia é abrir Unidades Básicas de Saúde (UBS) para orientar a população sobre tratamento precoce e medicar pacientes   |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR

Publicado em 25/09/2020, às 11h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde pretende realizar um "Dia D" de enfrentamento à Covid-19 em 3 de outubro. A ideia é abrir Unidades Básicas de Saúde (UBS) para orientar a população sobre tratamento precoce e medicar pacientes

De acordo com informações da pasta, até esta sexta-feira (25), uma série de ações estavam sendo levantadas, entre elas como será a distribuição de medicamentos do chamado kit Covid-19 no País, com cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina. Não há eficácia científica comprovada sobre o uso dessas drogas contra a doença.

Segundo informações publicadas pelo Estadão, para impulsionar o evento, o Ministério espera que o presidente Jair Bolsonaro trate do tema durante sua live semanal nas redes sociais. Na sexta-feira (2), véspera do "Dia D", o presidente deve fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV para divulgar o evento.

Entre os organizadores do evento está o empresário Carlos Wizard, fundador da rede Wizard de escolas de inglês. 

Ainda de acordo com as informações do Estadão, o Ministério pretende colocar cartazes sobre a campanha em unidades de saúde, além de locais de alta circulação, como aeroportos, shoppings, academias e restaurantes. Uma camisa com o slogan do "Dia D", ainda não anunciado, deve ser feita pelos organizadores, além de máscaras personalizadas.

"É um esforço nacional que o SUS está fazendo para divulgar melhores práticas, para que possamos salvar mais vidas", disse Pazuello na última quinta-feira (24) durante reunião com gestores de Estados e municípios. 

O Ministério da Saúde e gestores de Estados e municípios concordam que o diagnóstico e tratamento célere podem reduzir chances de que o quadro da covid-19 se agrave. Mas o governo Bolsonaro defende que a base do tratamento seja o uso do chamado kit covid, opinião distinta a de diversos secretários locais, que se utilizam de informações científicas para a tomada de decisão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp