Coronavírus

Quarentena em SP é prorrogada até 16 de dezembro e Dória pede “cautela”

Divulgação  / GOV SP
Internações por Covid-19 aumentaram no estado  |   Bnews - Divulgação Divulgação / GOV SP

Publicado em 17/11/2020, às 13h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Desde março, a quarentena no estado de São Paulo vem sendo mantida e, nesta terça-feira (17), o governo prorrogou, mais uma vez, agora para o dia 16 de dezembro.

As internações de casos suspeitos de Covid-19 aumentaram cerca de 18% entre os dias 8 e 14 de novembro no estado de São Paulo. Por conta de falhas nos dados do Ministério da Saúde nesta semana, que houve um apagão nas informações do sistema Sivep-Gripe, o Plano SP, que regulamenta os estágios da quarentena, não será atualizado. Na segunda-feira (16), o estado chegou a mais de 40 mil mortes por coronavírus e 1.169.377 casos confirmados desde o início, em março. Em comparação a outubro, novembro já teve aumento na média móvel de internações nas redes particulares.

Segundo o secretário de saúde estadual, Jean Gorinchteyn, há possibilidades de ter mais medidas restritivas caso o número de infectados aumente. Já para o governador João Doria (PSDB), “cautela” é a palavra definida para a reclassificação da quarentena que, até então, foi adiada. "A falta de informações sobre casos e óbitos durante 6 dias da semana passada, causada por uma pane no sistema do ministério da saúde [...] afetou a normalização dos dados em todo o Brasil, e aqui em São Paulo em especial. Por esta razão estamos adiando a atualização do Plano São Paulo para o dia 30 de novembro. É uma medida de cautela e que demonstra a nossa responsabilidade em não alterar a qualificação dos estados sem ter todos os indicadores disponíveis", explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp