Coronavírus

Secretaria de Saúde elabora termo para compra de refrigeradores para armazenar vacinas contra a Covid

Dinaldo Silva/BNews
Secretária de Saúde de Salvador elabora termo para compra de refrigeradores para armazenar vacinas contra a Covid   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 19/11/2020, às 10h49   Diego Vieira e Léo Barsan



O secretário municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, revelou que está preparando um planejamento para a campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital baiana. Apesar de ainda não existir uma previsão para a liberação de uma vacina contra a doença, Prates explicou que um termo de referência está sendo elaborado pela pasta para a compra de refrigeradores que farão o armazenamento das vacinas. 

"Estamos em fase de elaboração de um termo de referência para compra de refrigeradores que atinjam -80° graus, porque dois tipos de vacinas a preservação só ocorre a - 80°, e não temos na cidade nenhum tipo de equipamento com esse tipo de temperatura. Já vamos lançar a licitação para o próximo secretário e o próximo prefeito darem continuidade", explicou o secretário durante a assinatura da ordem de serviço para a construção de um novo Centro Especializado Odontológico (CEO), no bairro de Periperi. 

Ainda segundo Prates, a previsão é que o sistema drive-thru, usado nas campanhas de vacinação durante a pandemia, também sejam utilizados no processo de imunização contra a Covid-19. "Já estamos planejando a cidade para a vacinação. Vai ter drive-thru. Estamos escalonando, porque não vai dá pra fazer na população toda de uma vez. Estamos preparando também todos equipamentos necessários que serão usados. A minha expectativa pessoal é que as vacinas só cheguem aqui em Salvador em maio ou junho", disse.

A última fase de testes clínicos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Pfizer mostrou 95% de eficácia. A informação foi divulgada pela empresa nesta quarta-feira (18). Os testes passaram por três fases e não apresentaram problemas de segurança. 

Questionado sobre como a gestão tem se preparado para uma possível segunda onda da doença na cidade, ele explicou, que caso seja necessário, vai reativar leitos de UTI destinados para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

"Os leitos da Fonte Nova serão reativados, segundo o secretário Fábio [Fábio Vilas-Boas] me falou. Estamos com metade do Itaigara Memorial desmobilizado, caso haja uma segunda, isso equivale a 20 leitos. Se precisar mobilizar mais alguma coisa, nós faremos. Estamos deixando toda a tecnologia pronta. Ou seja, estamos melhores preparados. Precisamos, é claro, da colaboração das pessoas. Gostaria muito de está ai nos paredões, mas esse não é o momento", disse. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp