Coronavírus

Cidades paulistas estão preocupadas com o "turismo da vacina" após João Doria anunciar início de imunização

Governo do Estado de SP
Municípios esperam que o governo estadual defina um protocolo claro sobre como lidar com um eventual  fluxo de interessados  |   Bnews - Divulgação Governo do Estado de SP

Publicado em 09/12/2020, às 12h00   Redação BNews



Municípios paulistas que fazem divisa com outros estados estão preocupados com o "turismo da vacina" após o governador de São Paulo, João Dória, anunciar que qualquer cidadão brasileiro poderá tomar o imunizante desde que esteja em solo paulista. Cidades como Queluz, próxima ao estado do Rio de Janeiro, ou Barra do Turvo, ao lado do Paraná, esperam que o governo estadual defina um protocolo claro sobre como lidar com um eventual fluxo de interessados.

Por enquanto, as brincadeiras de moradores de outros estados sobre possíveis caravanas rumo a São Paulo não passam de memes compartilhados nas redes sociais, mas municípios que já  atendem moradores de outros estados em busca de atendimento na rede básica de saúde agora se preocupam com uma possívell corrida interestadual pelo imunizante.

Em Queluz, por exemplo, um dos bairros, o da União, está localizado no limite de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São Paulo faz divisas com quatro estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, o governador João Doria já afirmou que vem conversando com outros governantes interessados em adquirir a Coronavac.

O governo paulista não divulga com quem conversou. Por enquanto, desses quatro estados, apenas o Rio de Janeiro já confirmou tratativas com São Paulo. Além do governo fluminense, a Paraíba, o Acre, o Ceará, o Maranhão e o Pará já demonstraram interesse na vacina. No Paraná, a cidade de Curitiba também tem conversado com o governo estadual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp