Coronavírus

Dentista testa positivo para coronavírus por duas vezes no intervalo de cinco meses em Salvador

Divulgação/GOV-BA
Lorena Vinhas fez exames em junho e em dezembro  |   Bnews - Divulgação Divulgação/GOV-BA

Publicado em 11/12/2020, às 10h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os protocolos médicos informam que o novo coronavírus permanece no organismo por 14 dias e que são raros os casos de reinfecção, no entanto, a dentista Lorena Vinhas, de 32 anos, testou positivo para a doença por duas vezes em um intervalo de cinco meses - em junho e em dezembro. 

Ao BNews, a dentista relatou que em junho teve sintomas de chikungunya e resolveu também fazer o teste RT-PCR para detecção da Covid-19. "Eu estava com todos os sintomas da chiKungunya e aí uma médica me aconselhou a fazer o teste da Covid junto com o exame da chiKungunya só por desencargo  Fiz os exames e descobri que tive as duas doenças juntas", informou Lorena que na época não teve nenhum sintoma relacionado à Covid. 

Cinco meses se passaram e no último dia 5, a dentista começou a sentir sintomas típicos do novo coronavírus e decidiu fazer o teste novamente no mesmo laboratório particular que havia feito da primeira vez em Salvador. "Comecei a ter febre, perda de olfato e paladar. Fiz o exame na terça e na quarta recebi o resultado positivo novamente", diz Lorena que segue cumprindo isolamento em casa. 

Primeiro caso confirmado de reinfecção pelo coronavírus no Brasil

Nesta quarta, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus do país. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também na Paraíba. A identificação do caso foi feita pelos governos dos dois estados.

O caso estava sendo investigado desde o dia 23 de outubro, data em que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN (CIEVS-RN) recebeu a notificação sobre a suspeita.

A primeira infecção aconteceu em junho. A paciente realizou o exame RT-PCR na Paraíba em 23 de junho. No entanto, no dia 11 de outubro, a profissional da saúde voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal. Ela, então, realizou um novo teste RT-PCR no dia 13 de outubro e teve um novo resultado positivo para presença do vírus SARS-CoV2, indicando novamente a Covid-19.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp