Coronavírus

Pelo segundo dia, Salvador amanhece com 10 crianças com suspeita de Covid-19 internadas em UPAs

Heudes Regis SEI
A informação foi compartilhada pelo secretário de Saúde Leo Prates  |   Bnews - Divulgação Heudes Regis SEI

Publicado em 28/12/2020, às 07h57   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O número de crianças que chegam às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador com suspeita de infecção pela Covid-19 é alto e preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Neste domingo (17), o titular da pasta, Leo Prates, utilizou sua conta no Twitter para alertar aos pais sobre a alta demanda de pequenos pacientes. Nas últimas 24 horas, 10 crianças foram internadas nas UPAs, sendo que duas delas precisavam ser encaminhadas para um leito de UTI. 

Nesta segunda-feira (28), durante uma entrevista à TV Bahia, Prates manteve o tom de preocupação pelo segundo dia ao informar que, embora tenha transferido quatro pacientes para leitos exclusivos de Covid-19 nas últimas horas, outros quatro deram entradas nas unidades com suspeita da doença. 

“Entraram mais quatro [crianças] durante a madrugada e isso preocupa bastante. Os leitos pediátricos clínicos já estão com 78% e os de UTI 70%, então, hoje, eu marquei uma reunião com a equipe da SMS para tentarmos ver uma estratégia porque a situação preocupa bastante”

Uma situação parecida com a atual, lembra o secretário, pôde ser vista em setembro quando os leitos pediátricos clínicos da cidade chegaram a sua ocupação total. “Porém, era um período de primavera, com isso, havia um aumenta o número de casos de síndrome respiratória. Ontem, eu conversava com os técnicos do Martagão Gesteira e o que nos surpreende é que esse não é um período propício para síndromes respiratórias, então, provavelmente, essas crianças, devido as festas de final de ano, podem estar com Covid-19, o que nos faz acender o sinal de alerta”, disse. 

Matérias relacionadas: 

Unidade do Detran em Feira de Santana suspende trabalhos após 80% dos funcionários pegarem coronavírus

Vacina coronavírus: Ex-ministro da Saúde diz que Brasil está atrasado "não só de países ricos"

Comandante-geral da PM reforça que corporação não tolerará aglomerações no Réveillon;Assista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp