Coronavírus

Pfizer e Anvisa se reúnem nesta quarta para discutir aprovação da vacina no Brasil

Divulgação
Embate entre Pfizer e Anvisa ainda tem o Ministério da Saúde e o Palácio do Planalto envolvidos   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/12/2020, às 08h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio a tensão envolvendo a Pfizer, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o governo do Brasil, nesta quarta-feira (30) vai ser realizada uma reunião sobre o registro da vacina para o combate do coronavírus no país, em Brasília, entre a farmacêutica e a companhia. 

O impedimento de apresentar a vacina seria porque a Anvisa estaria fazendo uma série de exigências em um curto prazo no Brasil. Em contrapartida, as autoridades do país afirmam que a Pfizer não teria tantas vacinas para vender em território brasileiro e estaria acusando a burocracia do país para disponibilizar. 

Visto isso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), fez duras críticas à farmacêutica nesta segunda (28), o que ocasionou na Pfizer divulgar uma nota informando que deverá entregar a vacina no Brasil apenas quando tiver a definitiva, porém, em um prazo mais demorado, sem ser emergencial no qual todos os países estão solicitando. Na nota, a companhia mostra sua indignação sobre as exigências da agência. 

Para o Ministério da Saúde, a Anvisa seria lenta demais para realizar as análises das vacinas, já a agência diz que a pressão do Palácio do Planalto e do Ministério da Saúde tem colocado ela como culpada por rejeitar a Pfizer desde o início, já que a vacina precisa estar sob temperaturas muito baixas, o que dificultaria a distribuição no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp