Coronavírus

Prefeito de Casa Nova demonstra interesse em comprar 35 mil doses de Covid-19 do Instituto Butantan

Guarda Nacional Aérea dos Estados Unidos/ Fotos Públicas
Gestão afirmou que tem estoque de agulhas e seringas  |   Bnews - Divulgação Guarda Nacional Aérea dos Estados Unidos/ Fotos Públicas

Publicado em 05/01/2021, às 19h09   Redação BNews



A prefeitura de Casa Nova, no norte do estado, demonstrou interesse em adquirir doses da vacina contra a Covid-19. O prefeito da cidade, Wilker Torres (PSB), enviou na tarde desta segunda-feira (4) um ofício ao Diretor Executivo do Instituto Butantã, Dimas Tadeu Covas, manifestando interesse na aquisição de 35 mil doses do imunizante. A cidade, de pouco mais de 70 mil habitantes, conta com 1.100 infectados pelo vírus. 

A prefeitura estima que será necessária a aquisição de 35 mil doses, tendo em vista a necessidade da aplicação de mais de uma dose no paciente. A prioridade, neste primeiro momento, será o público de risco. Em nota enviada à imprensa, a gestão da cidade afirma que conseguiu índices de infecção bem abaixo de municípios vizinhos e que o prefeito acredita que “esta segunda onda pode trazer mais infectados, mais doentes e exigir mais leitos de UTI”.

“Meu primeiro compromisso é com a população e como não há impedimento legal de aquisição, enviei esse ofício, espero uma resposta positiva e vou insistir na compra”., disse Wilker, em nota. 

O prefeito afirmou também que caso o Instituto Butantan atenda o pedido da cidade, as equipes de saúde estarão preparadas para vacinar de imediato, já que a gestão possui estoques de agulhas e seringas, além de logística para atender todos os pacientes. 

Amargosa 

Casa Nova não é a primeira cidade da Bahia a procurar o Instituto Butantan, além de Salvador, a prefeitura de Amargosa assinou um acordo de compra e venda com o Instituto Butantan para a aquisição de 12.188 doses da vacina contra o coronavírus. As primeiras unidades devem chegar já em janeiro de 2021, mas isso também irá depender das demandas de produção do centro de pesquisa.

O plano de imunização do município prevê, inicialmente, três etapas e prioriza três categorias: pessoas idosas, com graves doenças e também profissionais da área de saúde. A prefeitura afirma que a decisão segue orientações de especialistas.

Matérias relacionadas:

Casos ativos de Covid-19 caem na BA, mas Sesab diz que queda pode está atribuída a falta de notificações

Amigos vão a supermercado e recebem vacina contra Covid-19 de 'brinde'; veja vídeo

Depois de fracassar em pregão, Ministério abre nova licitação com valor mais alto para comprar agulhas e seringas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp