Coronavírus

Chanceler da Venezuela diz que Maduro confirmou doação de oxigênio a Manaus: "Solidariedade é princípio do socialismo"

Divulgação/FAB
Segundo Arreaza, basta que o governo brasileiro envie os cilindros para a Venezuela que eles serão abastecidos imediatamente  |   Bnews - Divulgação Divulgação/FAB

Publicado em 15/01/2021, às 15h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, confirmou a doação de oxigênio à cidade de Manaus, no Amazonas, estado do norte do Brasil. O ato foi decidido pelo presidente do país, Nicolás Maduro, que conversou com o prefeito da cidade, Wilson Lima, para abastecer cilindros com o gás que acabou nos hospitais da capital amazonense.

Segundo Arreaza, basta que o governo brasileiro envie os cilindros para a Venezuela que eles serão abastecidos imediatamente. A ajuda vem de um país que é constantemente atacado pela diplomacia do Brasil no governo Bolsonaro, representada por Ernesto Araújo, que faz questão de reforçar a sua diferença ideológica.

Arreaza, contudo, diz que a situação não impede o país de ajudar o Brasil.

"Em política, a tolerância ideológica é fundamental. Ideologizar as relações internacionais é um erro [...] "O respeito à diversidade é essencial. A solidariedade é um princípio do bolivarianismo e do socialismo", destacou o diplomata em entrevista ao colunista Jamil Chade, do UOL.

Ele acrescenta que a ajuda poderia ser ainda maior caso o país socialista não sofresse sanções dos EUA ao longo dos últimos anos, que implica em "escassez e restrições" de mais diversas formas.

A principal empresa que fornece oxigênio para o estado do Amazonas, White Martins, já havia admitido a possibildiade de recorrer ao oxigênio venezuelano. Nos últimos dias, aumentou em cinco vezes a demanda por oxigênio, o que causou o caos na rede de saúde local.

Deste esta quinta-feira (14), pacientes menos graves tem sido transferidos para outros estados, para evitar que morram sem oxigênio.

Leia mais:

Amazonas pode recorrer a oxigênio da Venezuela, diz empresa fornecedora

Sem UTI aérea, Ministério da Saúde só vai transferir de Manaus pacientes de Covid em estado menos grave

Justiça determina que governo federal transfira pacientes do AM que correm risco de vida por falta de oxigênio

Pacientes do Amazonas começam a ser transferidos para outros estados

Empresa diz que "autoridades responsáveis" foram avisadas sobre falta de oxigênio em Manaus

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp