Coronavírus

“É preciso voltar às aulas e correr o risco”, defende pediatra baiano

Divulgação/ MEC
O médico destacou que as vacinas contra a Covid-19 ainda não finalizaram todos os testes e isso demanda muito tempo  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ MEC

Publicado em 09/02/2021, às 20h10   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

O ambiente escolar, além de proporcionar o aprendizado, é um espaço de socialização para as crianças. A interrupção dessas atividades devido à pandemia do coronavírus causou um prejuízo que ainda não é possível ter dimensão. O pediatra Augusto Sampaio defende a volta às aulas na Bahia, independente do risco de transmissão da doença.

O médico destacou, em entrevista ao apresentador José Eduardo nesta terça-feira (9), na Rádio Metrópole, que as vacinas contra a Covid-19 ainda não finalizaram todos os testes e isso demanda muito tempo. “Há algum risco em todas as medidas, mas o tempo perdido fica marcado nas crianças. É preciso voltar às aulas e correr o risco, mas com tecnologia, através de amostragem, testando os alunos. Não é um gasto, é um investimento”, defendeu Sampaio.

Ele apontou também que o protocolo de retomada não pode ser específico para as escolas privadas e as instituições públicas merecem ainda mais atenção por causa das condições das famílias dos estudantes. “Essa é uma questão de gestão pública [...] Essa pandemia terá uma maré vazante bastante longa, o vírus ainda vai circular, ter mutações. As vacinas estão indefinidas, algumas têm respostas imunológicas melhores do que outras e vamos ter que aceitar como estão. Vamos precisar aceitar o contágio eventual, mas usando um planejamento das famílias, pois não tem alternativa”, acrescentou o pediatra. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp