Coronavírus

Infectologista alerta para aumento na procura por atendimentos em gripários de Salvador: "estamos com filas"

Divulgação
Segundo a especialista, a demanda de pacientes com quadro clínico considerado grave também tem aumentado   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/02/2021, às 13h38   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O crescimento do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus nos últimos dias tem ocasionado a pressão no sistema público de saúde de Salvador. De acordo com a infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Adielma Nizarela, os gripários, unidades provisórias criadas pela prefeitura para atender pacientes com sintomas da doença, têm registrado um aumento constante na quantidade de atendimentos realizados diariamente.

Segundo a especialista, a demanda de pacientes com quadro clínico considerado grave também tem aumentado.

"A gente tem observado um aumento importante na procura das pessoas por atendimento nas unidades de saúde do município. Hoje estamos com filas nos gripários. A demanda de pacientes graves aumentou bem como também a de leitos clínicos. As pessoas começam a ter os sintomas como dor de cabeça e febre e já procuram pelos gripários para fazer a testagem. Antes tínhamos de 3 a 4 pacientes na fila para fazer os testes e atualmente chegamos a ter quinze", disse.

Para a infectologista, o alto índice neste período já era esperando tendo em vista as aglomerações registradas na capital baiana desde as festas de final de ano. "Esse é um momento que nos preocupa bastante. Já esperávamos por isso tendo em vista a movimentação de pessoas que continuam se aglomerando. Mesmo não tendo Carnaval as pessoas estão fazendo festas, se reunindo com familiares e amigos acreditando que o fato de está com familiares em casa não tem problema", explica. 

Nesta terça-feira (16), Salvador amanheceu com 33 pessoas, inicialmente atendidas em Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e gripários, aguardando por vagas em hospitais. Nos últimos dias o número de pacientes na fila da regulação se aproximou da quantidade atingida no auge da pandemia, no ano passado. 

De acordo com dados da SMS, dos 579 leitos de UTI adulto disponíveis na cidade para Covid, 425 estão ocupados. Já em relação a UTI pediátrica, 18 das 27 disponíveis estão ocupados.
Dos 135.774 casos confirmados na capital desde o início da pandemia, 130.549 são considerados curados. Até o momento, 3.487 pessoas morreram por complicações da Covid-19.

LEIA TAMBÉM:Aumento de casos de covid-19 coloca Bahia em alerta máximo para risco de colapso

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp