Coronavírus

Santa Catarina tem fila de espera para leitos de Covid e secretário de Saúde diz que estado está colapsando

Ana Lucietto/Divulgação/HRSP
Com o gargalo, o governo estuda protocolos para desocupar o mais rápido possível os leitos e aumentar a rotatividade entre os pacientes  |   Bnews - Divulgação Ana Lucietto/Divulgação/HRSP

Publicado em 25/02/2021, às 15h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde de Santa Catarina, no Sul do País, admitiu que o estado está enfrentando um colapso na saúde por causa da Covid-19. De acordo com informações divulgadas pelo portal G1, em mensagem enviada aos prefeitos catarinenses, André Motta solicita que o grupo adote  medidas para diminuir a circulação de pessoas.

"Preciso informar a todos que a situação da pandemia deteriorou no Estado todo e, a exemplo do que acontece nas regiões mais a Oeste, estamos entrando em colapso! Todos os esforços de Estado e municípios, até então, são insuficientes em face à brutalidade da doença”, disse.

Nesta quarta-feira (24), Santa Catarina atingiu uma taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) na ordem de 91,18%. O número relativo aos leitos de UTI-geral e UTI-Covid é o maior desde o início da pandemia.

Pacientes diagnosticados com a doença no estado estão tendo de esperar por vagas em unidades de saúde ao redor do estado. Também segundo a publicação, às 13h desta quinta-feira (25) haviam 83 pacientes aguardando por um leitos no estado.

Com o gargalo, o governo estuda protocolos para desocupar o mais rápido possível os leitos e aumentar a rotatividade entre os pacientes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp