Coronavírus

Suposto armazenamento irregular de vacinas contra covid-19 é denunciado em Lençóis; prefeitura rebate

Arquivo Pessoal
Secretaria da Saúde disse que termômetro mostrado nas imagens não corresponde ao refrigerador utilizado para armazenar vacinas de rotina  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 04/03/2021, às 18h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O suposto armazenamento irregular de vacinas contra a covid-19, em Lençóis, na Chapada Diamantina, foi denunciado pela vereadora Aida Meire de Araújo (Republicanos) ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). Procurada pelo BNews, a prefeitura negou o fato.

À reportagem, a parlamentar relatou que as doses estavam armazenadas em temperatura inadequada em geladeiras na Farmácia Básica Municipal nos dias 17 e 18 de fevereiro. Além disso, ela afirmou ter encontrado uma ampola aberta da dose do imunizante em cima de um dos refrigeradores. 

Segundo a vereadora, uma das geladeiras apresentava temperatura -3,4 ºC , enquanto as demais registravam 1,5 ºC , quando a temperatura admitida, deve sofrer variação entre 2 a 8 ºC para garantir que as doses não fiquem comprometidas.

“Eu fiquei aguardando o responsável pelo local me explicar, mas não soube explicar nada. Todas as geladeiras estavam com temperatura negativa. Pensei que seria um problema do momento, um termômetro que iria trocar. Mas no outro dia eu voltei a lá e a situação era a mesma”, disse.

Em ofício enviado ao MP e também para Diretorias Regionais de Saúde (Dires), a vereadora apontou o comprometimento da “eficácia da vacinação pela ausência de temperatura adequada, colocando em risco inúmeros usuários do SUS diante do cenário pandêmico, o qual vivemos, bem como, o descarte de dose da vacina”.

O caso também foi tratado durante sessão na Câmara de Vereadores. À reportagem, o presidente da Casa, Carlos Roberto Oliveira (PT), disse que encaminhou a denúncia ao jurídico do Legislativo e para a prefeitura. Questionado se o Executivo Municipal já se manifestou, ele negou.

Outro lado
Por meio de nota enviada ao site, a Secretaria da Saúde de Lençóis informou que não houve perda de doses da referida vacina. Sobre o controle da temperatura, a pasta disse que "vale salientar que o termômetro mostrado nas imagens não corresponde ao refrigerador utilizado para armazenar vacinas de rotina e sim sob suspeita, que foram encontradas sem controle de temperatura desde o dia 17 de dezembro, quando as unidades foram fechadas. Fato já informado aos órgãos responsáveis".

A pasta também reforçou "o compromisso de manter as boas práticas de maneo e acondicionamento de todos os imunibiológicos, garantindo acesso aos grupos prioritários, não admitindo qualquer pauta político partidária que afetem o fluxo e as recomendações dos órgãos de saúde".

O assunto chegou a ser tratado pela prefeita Vanessa Senna (PSD) em uma publicação no Facebook. “Faltou falar que a filmagem é da geladeira de vacinas sob suspeita (estragadas) deixadas pela gestão excelência. Que não podemos descartar as mesmas e estamos aguardando a Sesab vir recolher. Faltou falar também que a ampola vinha com apenas uma dose e em todas ficam sobra que não podem ser reaproveitadas (seguindo as notas técnicas e devido treinamento profissionais). Vale ressaltar  que todas as doses recebidas pelo município foram aplicadas com 100% de aproveitamento e isso pode ser acompanhado por qualquer cidadão no site da Sesab. Tudo foi explicado à nobre senhora no instante da sua vista”, disse ao ser questionada sobre ocorrido.

O posicionamento da gestora municipal foi criticado pela vereadora. “Me causou tamanha surpresa e decepção a postura dela. Ela deveria instaurar um procedimento de investigação”.

Cenário
Até esta quarta-feira (3), Lençóis somava 588 casos confirmados e oito mortes. No município, 572 pessoas foram curadas. Atualmente, oito casos estão ativos, 32 casos são suspeitos e 2.255 foram descartados. Segundo comunicado emitido pela prefeitura, foi iniciada nesta semana a vacinação contra a covid-19 para pessoas de 80 a 86 anos, assim como a segunda dose em idosos acima de 87 anos e profissionais da saúde. Neste momento, a vacinação dos idosos será feita em domicílio.

A prefeitura recebeu 180 doses de vacinas contra covid-19 e 182 pessoas foram vacinadas. O Município chegou a emitir uma nota explicando o número de doses aplicadas superior ao número de doses recebidas pelo Município”. Segundo a gestão municipal, “o fato se repete em outras cidades e era previsto pelo Instituto Butantã, responsável pelo envase das vacinas Coronavac, e visa um maior aproveitamento da quantidade total de mililitros de ampola”. 

Segundo a secretária municipal de saúde, Eneida Moraes, o Plano Municipal de Vacinação de Lençóis seguirá à risca o Plano Nacional do Ministério da Saúde, porém, devido à pequena quantidade de doses recebidas, fruto da divisão proporcional das 6 milhões de doses disponíveis em solo nacional para todo o país, o Município precisou replanejar a primeira fase da vacinação. 

Na primeira fase, foram contemplados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à doença. Segundo a secretária, assim que chegarem mais doses do imunobiológico, a Secretaria Municipal de Saúde concluirá a primeira fase, vacinando todos os idosos a partir de 75 anos e demais integrantes do primeiro grupo.

A segunda fase da vacinação contemplará os idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação. Na terceira fase, serão vacinadas pessoas maiores de 18 anos com condições de saúde relacionadas a casos graves da covid-19, as chamadas comorbidades.

A quarta fase contemplará os profissionais da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, além de pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência institucionalizadas, pessoas com deficiência permanente severa, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp