Coronavírus

Cremeb nega ter sido procurado pela Sesab para negociar contratação de médicos formados no exterior

Arquivo BNews
Subsecretária da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Tereza Paim, relatou ao BNews que o estado estava em negociação com a instituição para utilizar médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 05/03/2021, às 15h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), por meio de nota emitida nesta sexta-feira (5), negou que a instituição tenha sido procurada pelo Estado para negociar a contratação de profissionais formados em medicina em instituições estrangeiras.

O comunicado foi emitido após a subsecretária da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Tereza Paim, relatar ao BNews que o estado está em negociação com o Cremeb para utilizar médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras.

O procedimento, segundo a secretária, aconteceria por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), promovido pelo  Ministério da Educação para comprovar se o estudante formado fora do país cumpriu todas etapas necessárias durante sua formação.

Por meio da nota, o Cremeb ratificou que defende o Revalida como única forma de garantir "a qualidade e legalidade da revalidação de diploma médico no Brasil".

"Além disso, o Conselho ressalta que não faltam médicos habilitados e com CRMs ativos na Bahia em condições de atender a população na pandemia. Mas, para isso, é preciso que a gestão faça a sua parte, atuando com comprometimento. Ao invés de atrasos de pagamento por até alguns meses, contratos precários, o profissional precisa de garantias trabalhistas, como férias, 13º salário e auxílio doença", afirma.

Por fim, a instituição se coloca à disposição das gestões estadual e municipais para contribuir "com o que for possível" para garantir à população baiana uma assistência à saúde igualitária e com qualidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp