Coronavírus

Diretor do Butantan diz que vacinação contra Covid-19 deve ser anual

Divulgação
Dimas Covas também pretende entregar 22 milhões de doses do imunizante até o final de março  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/03/2021, às 19h31   Redação Bnews



O diretor do Instituto Butantan, responsável pela produção da CoronaVac no Brasil, principal vacina aplicada no país, Dimas Covas, acredita que a vacinação contra Covid-19 deverá ser anual e pretende entregar 22 milhões de doses do imunizante até o final de março.

“Esse é o cenário mais provável. Há um foco muito grande na questão do uso da vacina, mas pouco se fala do rumo da pandemia. Com o ritmo atual — em que a concentração de uso dos imunizantes está nos países ricos e as nações com renda média e pobres ainda não têm aplicação em massa —, é provável que teremos o vírus circulando pelo mundo ainda no ano que vem com intensidade. Observando  essa evolução da pandemia já sabemos que aparecerão outras variantes e, na minha opinião, o vírus será endêmico. Com tudo isso em mente, nos resta saber qual o tempo de duração da imunização conferida pela vacina. Tudo indica que essa duração será reduzida, inferior a um ano, e, portanto, a vacinação periódica será necessária”, disse Covas.

Segundo o diretor é possível, inclusive, que a própria CoronaVac seja atualizada no futuro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp