Coronavírus

Rui Costa sinaliza que doses da Sputnik V serão incorporadas ao Plano Nacional de Imunização

Vagner Souza/Arquivo BNews
Detalhes logísticos ainda serão decididos, avisa governado  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 13/03/2021, às 13h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), sinalizou que as doses do imunizante russo Sputnik V serão incorporados ao Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde. Rui destacou que detalhes jurídico e logísticos serão decididos ainda. 

"Nós acabamos uma reunião com o Ministério do Saúde, nós somos defensores da manutenção do PNI. A Bahia e os outros estados assinaram referendando [a manutenção do PNI], é um plano de décadas que perpassou inúmeros governos [...] nós defendemos isso para manter a equidade nas regiões brasileiras [...] Nós vamos seguir o PNI, o Brasil não pode entrar numa lógica de salve-se quem puder", defendeu o governador. 

O petista revelou que o Ministério da Saúde irá reembolsar os estados do Nordeste pela compra dos imunizantes, que foram adquiridos com recursos próprio dos estados. O Consórcio Nordeste acertou a compra de 37 milhões de doses do imunizante russo, a Bahia adquiriu 9,7 milhões de doses. 

"O mais importante é que os estados do Nordeste contribuíram com essa compra com 37 milhões de doses até julho. O Brasil vive uma situação catastrófica, e o Brasil não toma uma decisão [...] esse é o primeiro contrato apenas, espero que possamos contribuir com mais", afirmou Rui.

O governador voltou a defender a inclusão de trabalhadores da área da Educação e da Segurança Pública nos grupos prioritários da vacinação contra covid-19, doença causada pelo coronavírus. Rui destacou que a aplicação das vacinas adquiridas irá seguir a ordem do PNI e será realizada imediatamente após a chegada dos imunizantes. 

Pandemia na Bahia

Rui voltou a defender a aplicação de medidas restritivas para impedir a disseminação da covid-19 no estado e pediu que a população baiana cumpra os decretos vigentes no estados. 

"Leitos de UTI não impedem a disseminação do vírus [...] É melhor adiar para o mês que vem, e estar vivo, do que não adiar, e não estar mais vivo", destacou o governador ao defender as medidas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp