Coronavírus

Governadores nordestinos e Pazuello definem que doses da Sputnik vão atender todo o Brasil

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/03/2021, às 14h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O consórcio de governadores do Nordeste e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, definiram, em reunião neste sábado (13), que as 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V negociadas pelo grupo serão incorporadas ao plano nacional de imunizações coordenado pelo governo federal. As informações são do jornal O Globo.

O anúncio foi feito neste sábado pelo presidente do consórcio, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

"Tratamos com o Ministério da Saúde e a Advocacia Geral da União (AGU) os termos para que a gente mantenha um regramento em que se tenha vacina para todo o Brasil. E assim foi acertado", disse Dias.

De acordo com a reportagem, a intenção de incorporar as vacinas a serem compradas pelo consórcio ao plano nacional de imunização já vinha sendo discutida nas últimas reuniões entre os governadores e o Ministério da Saúde.

A expectativa é de que um lote de 37 milhões comece a chegar ao Brasil a partir de abril. Segundo o governador Rui Costa (PT), o que falta definir é se o governo federal vai entrar como parte do contrato do consórcio com o fundo soberano russo ou se fará o reembolso do valor gasto pelos estados posteriormente.

De acordo com o planejamento, a ideia é de que os lotes das vacinas russas cheguem ao Brasil entre abril e julho, em quantidades escalonadas. O primeiro lote seria de 1,9 milhão de doses, em abril. O segundo seria de 5 milhões de doses chegando em maio. Os dois últimos lotes são de 10 milhões (junho) e 20 milhões (julho).

Matéria Relacionada

Rui Costa sinaliza que doses da Sputnik V serão incorporadas ao Plano Nacional de Imunização

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp